Direto de Casa Nova

 

CBHLS realiza reunião plenária

O Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios do Entorno do Lago de Sobradinho (CBHLS), realizou na manhã desta sexta-feira (9), na Escola Municipal Alano Viana de Araújo, em Casa Nova, reunião plenária para instituir a comissão eleitoral para processo de renovação dos membros do Comitê.

De acordo com o secretário Municipal de Agricultura, José Hermelino Santos, Casa Nova, que atualmente é o vice-presidente, pleiteará a presidência do Comitê, nas eleições, que acontecerá em 25 de janeiro de 2012. “O objetivo é realizar a execução de programas de desenvolvimento sustentável nas diversas bacias hidrográficas e a implantação da gestão democrática e participativa das águas dos rios baianos do entorno do Lago de Sobradinho, com a inclusão das comunidades e usuários”, destaca o secretário.

O CBHLS representa uma maior participação popular na gestão e execução das políticas públicas das águas; “mas para uma atuação efetiva é necessário uma estruturação do Comitê para que tenha autonomia para realizar as atividades, através de uma gestão participativa”, explicou o secretário Municipal de Agricultura de Sobradinho, Willys Nunes.

Instituído em 2007, o CBHLS é composto por 10 vagas, entre Poder Público, Sociedade Civil organizada e usuários e contempla os municípios de Casa Nova, Sobradinho, Pilão Arcado, Remanso, Campo Alegre de Lourdes, Sento Sé, Barra e Buritirama.

Entre as ações do Comitê estão, uma melhor conservação e a recuperação dos recursos naturais, o monitoramento da qualidade da água dos rios, a democratização do uso da água e das decisões políticas; estes são fatores determinantes para uma nova concepção mais ambiental e democrática da gestão das águas no Entorno da Barragem de Sobradinho, segundo José Hermelino dos Santos

Com isso, espera-se que o órgão ganhe mais força para combater a degradação das matas ciliares e nascentes, a poluição hídrica, assim como a desertificação e os efeitos da seca. Também ampliar as atividades do CBHLS na fiscalização do mau uso da água nas bacias hidrográficas.

(Lidiane Cavalcante – Ascom Casa Nova)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *