Distrito de Irrigação pode ter área de produção duplicada

Um dos maiores projetos de irrigação da Bahia, implantado há mais de duas décadas pela Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o Distrito de Irrigação Formoso, no município de Bom Jesus da Lapa, pode ter a área de produção duplicada, passando de 8 mil para 16 mil hectares. Este foi o principal acordo firmado entre a Codevasf, o governo da Bahia, através da Secretaria da Irrigação, e produtores, no terceiro dia de realização da 25ª edição do projeto Seagri Itinerante. Os agricultores festejaram também a decisão de substituir e modernizar o sistema de irrigação do distrito, atendendo aos pequenos agricultores, num pacto em que a Codevasf entra com 80% dos recursos e o Estado com 20%.

“Nunca se viu nada parecido”, disse Ady Oliveira, administrador do distrito e representante do setor produtivo, destacando os resultados positivos da reunião de trabalho com o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles. E todo seu gabinete; presidente da Codevasf, Clementino Coelho; secretário nacional de Irrigação, Ramon Rodrigues; prefeitos dos municípios do Território do Velho Chico, e centenas de agricultores do distrito de irrigação, além dos deputados estaduais Mário Negromonte Júnior e Eures Ribeiro, além do deputado federal Sérgio Brito.

O secretário Eduardo Salles e o presidente da Codevasf, Clementino explicaram que para viabilizar a ampliação da área de produção do distrito a estratégia é simples. A idéia é colocar em produção os quatro mil hectares irrigáveis, que estão prontos mas não estão produzindo por diversas razões, e utilizar mais quatro mil hectares que são hoje área de preservação ambiental, compensando com a aquisição de outra área do mesmo tamanho na mesma bacia. “Queremos diversificar as culturas no distrito, e introduzir a produção de cana. Os quatro mil hectares que pretendemos acrescentar poderão ser cultivados por uma cooperativa formada por filhos de agricultores do distrito e por filhos dos associados da Cooperativa Pindorama, de Alagoas, que tem experiência, e implantar uma destilaria”, Explicou Salles, acrescentando que “buscaremos o apoio da Pbio, (Petrobras Biocombustível), para esse projeto”.

O Distrito de Irrigação Formoso possui área total de 19,5 mil hectares, sendo 12,1 mil hectares de área irrigável e 7,4 mil de reserva legal, de área inapta e de sequeiro. Dos 12,1 há irrigáveis, somente 8 mil hectares estão irrigados, sendo que parte dos lotes não está produzindo em função de diversas dificuldades dos agricultores, entre elas a questão do endividamento e restrições no Cadin. Esse quadro foi debatido na reunião que durou toda a manhã desta quarta-feira, (7), finalizada com a formação de uma comissão formada por representantes dos distrito, da Codevasf e da Seagri/Superintendência de Irrigação, para analisar caso a caso e dar condições de trabalho aos agricultores que querem produzir.

Depois de analisar todas as demandas do distrito de Irrigação, foram formalizadas as seguintes decisões: modernização do sistema de irrigação nos lotes de todos os pequenos produtores; negociação caso a caso das questões de produtores com o Cadin e criação de uma comissão com essa finalidade; levantamento das comunidades difusas para verificar a viabilidade de implantação de sistema simplificado de abastecimento de água, cuja operação deverá ser do Estado, através da CAR ou Embasa; possibilidade de implantação de uma unidade de beneficiamento de frutas através da Suaf e dentro do Programa Vida Melhor; aquisição de veículo pela Codevasf; negociação caso a caso dos lotes que estão com pendência na Justiça, e recuperação da malha viária do projeto, estando os primeiros 130 quilômetros para ser iniciados em parceria Condevasf/Derba. A Codevasf vai liberar uma área para construção de uma escola, e a implantação de torre de telefonia móvel será solicitada à Secretaria de Infraestrutura.

A programação da Seagri Itinerante continua hoje com diversos encontros de trabalho com agricultores nos municípios de São Felix do Coribe, Canápolis, Santana e Serra do Ramalho. Estão com o secretário Eduardo Salles os superintendentes de Agricultura Familiar, de Irrigação e de Desenvolvimento da Agropecuária, Wilson Dias, Marcelo Nunes e Raimundo Sampaio; o coordenador do CDA, Luiz Anselmo; os presidentes da EBDA e da Bahia Pesca, Elionaldo Faro e Isaac Albagli, e o diretor geral da Adab, Paulo Emílio, além do superintendente da CAR, Dermival Oliveira.

(Josalto Alves – Ascom Seagri-BA)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *