Pra refletir: O fim do mundo, mito ou realidade?

 


Por Laura G. Orihuela, da EFE | EFE 

Os alarmes infundados sobre o fim do mundo se repetem continuamente, mas 2012 é especial. É o ano no qual termina “a conta longa” do calendário maia, uma data muito importante para os matemáticos e os astrólogos de todos os tempos. Uns a interpretam como uma mudança de ciclo, mas outros pensam que a Terra vai acabar… Um enigma que se resolverá chegado o momento.

Para muitos, o fim do mundo tem dia, mês e ano: 21 de dezembro de 2012, quando a Terra vai deixar de existir como a conhecemos e a continuidade da espécie humana correrá risco ou, pelo menos, esse é o rumor que circula pela internet.

O calendário maia

O calendário Tzolkin, um dos 20 cálculos de tempo que os maias utilizavam, afirma que 2012 põe um fim ao que chamam de “a conta longa”, um ciclo de tempo que começou em 3113 a.C.. Segundo Enrique de Vicente, jornalista especializado em temas paracientíficos desde 1968, este dado é relevante porque a cultura maia deixou um legado de conhecimento astral “tão preciso que assombra matemáticos e astrônomos”.

2012, o rumor do fim do mundo

Embora o fim de um ciclo não represente a destruição da Terra, 2012 se transformou em um “ano apocalíptico”, no qual alguns veem preocupações e outros negócios. Vicente, que além disso dirige a revista “Ano Zero”, publicação sobre esoterismo e ciências ocultas, afirma que “na rede há desinformação e os responsáveis são a onda de rumores e filmes como 2012”.

(UOL)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *