Home / Agricultura / VII FEIRA DE CAPRINOS E OVINOS DE MASSAROCA APRESENTOU NOVIDADES AOS PRODUTORES DA REGIÃO

VII FEIRA DE CAPRINOS E OVINOS DE MASSAROCA APRESENTOU NOVIDADES AOS PRODUTORES DA REGIÃO

unnamed (3)A Prefeitura de Juazeiro através da organização da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) e em parceria com o Comitê das Associações Comunitárias e Agropecuárias de Massaroca realizou no último fim de semana (05) a VII Feira de Caprinos e Ovinos no distrito de Massaroca.

A feira deste ano apresentou uma nova idéia, apostar na palma como ração. “O programa ‘Palmas para Juazeiro’ será mais uma alternativa aos produtores para crescimento e abastecimento dos animais. Com a parceira pelo Banco do Nordeste, os produtores terão disponível um financiamento a fim de expandir e manter a criação”, disse o secretário do SEAPA, Jorge Cerqueira.

Na solenidade, estiveram presentes junto ao Prefeito Isaac Carvalho e comitiva, representantes do legislativo, como o Vereador Agnaldo Meira, Tiano Felix e Crisóstomo Lima, além do secretário do SEAPA, Jorge Cerqueira, o secretário de serviços públicos, Eduardo Lopes e o secretário de Meio Ambiente e Ordem Pública, Edvan Gonçalves. Os parceiros também marcaram presença através das atividades dos stands, além da apresentação cultural realizada pelo grupo do IRPAA e as palestras.

Josivânia Santos, presidente do comitê das Associações de Massaroca disse estar satisfeita com o crescimento dos parceiros e de cada edição da feira que se realiza. “É notório o melhoramento genético dos animais expostos a cada feira, e o quanto as novas ideias, tecnologias trazidas aprimoram o trabalho do homem do campo. Em 2009 a prefeitura colocou esse projeto ativo, e só vem crescendo desde então”.

O prefeito Isaac Carvalho destacou a importância dos poços artesianos que têm sido instalados estrategicamente nos pequenos quintais, além das cisternas disponibilizadas. “Estamos melhorando o fornecimento de água para potencializar a atividade da caprinovinocultura, por isso temos o foco do trabalho na instalação dos poços. Isso proporciona o aumento da renda familiar e a qualidade de vida dos trabalhadores que é o objetivo maior da feira”.

Uma outra novidade que a VII Feira trouxe foi o cadastro nacional de formação social, onde os produtores terão acesso a previdência social. Durante a feira, todos puderam se cadastrar, e àqueles produtores que não marcaram presença, poderão se dirigir ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais para o cadastro. José Lindomar Pereira achou ótima a ideia e garantiu que a feira está melhor a cada ano. “Sou produtor há 32 anos e nunca faltei a feira. Tudo na feira acontece para facilitar tanto a comercialização como a troca de informação. A feira vem para somar ao trabalho do produtor novas formas de sustentabilidade”, disse José Lindomar.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *