Direto de Casa Nova

Música, apresentações teatrais, artesanato, coral das crianças, Maculelê, capoeira, Taekwondo, Samba de Veio e Candomblé marcaram as comemorações do Dia da Consciência Negra, no último final de semana, em Casa Nova. A Noite Cultural promovida pela prefeitura de Casa Nova, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esporte, reuniu centenas de pessoas com o objetivo de promover a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade, como modo de reduzir o racismo e a discriminação.

Admitindo que Casa Nova precisa de uma forte representação nesse segmento, o secretário Itamar Rocha afirmou que a atual gestão acredita no modelo de igualdade entre os cidadãos casanovenses. “O nosso valor está no coração, no caráter”, defendeu e continuou: “a nossa arma contra o preconceito é a educação. Assim, com amor e respeito aos nossos semelhantes, que podem ser crianças, jovens, adultos ou idosos, vamos superar esse terrível mal, construindo uma cidade fundamentada na democracia, na religiosidade, no respeito e na fraternidade. Independente de cor, credo ou gênero, estamos unidos por um mesmo objetivo, o bem comum”, defendeu.

Elizangela Pesqueira, diretoria do Conselho de Cultura, agradeceu ao prefeito Orlando Xavier pelo interesse em conhecer a realidade do negro no município e pelo apoio às causas defendidas pelo conselho. “Esta noite queremos homenagear aqueles que contribuíram e que, de alguma forma, continuam contribuindo para o crescimento da cultura na nossa cidade. Falar dos afrodescendentes não é fácil. Porque ainda hoje vivemos numa sociedade que não sabe respeitar, admirar e reconhecer que a cor da pele não significa absolutamente nada para se aquilatar a real capacidade das pessoas”, destacou.

A celebração do Dia da Consciência Negra além de contar com uma programação diversificada realizou, também, homenagens a pessoas que trabalham no desenvolvimento do município em diversos segmentos. Os homenageados foram: Georgina Ferreira da Rocha, professora; Humbervarque Andrade, Escritor Teatral; Gercino Andrade, Artesão e esportista; Joelson de Carvalho, Empresário; Vanderlei, Taekwondo; Raimundo Souza, jogador de futebol; Hilda da Rocha,Samba de Veio; Mãe de Santo Dôra,Candomblé e Dennis Silva, Poeta.

(Lidiane Cavalcante – Ascom Casa Nova)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *