GESTÃO MUNICIPAL PROMOVE SAÚDE INTEGRAL PARA MULHERES ATRAVÉS DE AÇÕES EDUCATIVAS

unnamedCom o objetivo de promover saúde integral para as mulheres profissionais do sexo, a Prefeitura de Petrolina conseguiu através da Usina de Projetos, ligada a secretaria de Planejamento Ordem e Gestão a aprovação do recurso no valor deR$ 147.000,00,junto a Secretaria de Políticas para Mulheres.

O provimento será destinado para ações educativas, por meio da contratação de uma empresa que realizará o curso profissionalizante (Curso Associativismo e Cooperativismo), além de oficinas teatrais. Essa iniciativa estima beneficiar um número em torno de 100 mulheres, ainda neste ano de 2014, com atividades que somarão carga horária de 30hs.

Atualmente, na cidade de Petrolina, existem 364 pessoas que se encontram em acompanhamento no Serviço Ambulatorial Especializado, sendo 288 casos de AIDS e 76 casos de HIV. Porém, não há um controle quantificado voltado apenas para esse tipo de público (Profissional do Sexo).

A cidade tem em média 15 casas de prostituição e 10 pontos fixos a céu aberto, segundo informações da Polícia Militar do estado. “O projeto será bem recepcionado pelo nosso município, uma vez que a Secretaria de Cidadania, através da Executiva da Mulher já vem desenvolvendo ações pontuadas, através da Lei Municipal de número 1778/2005, denominada ‘Saude da Mulher’, contemplando as mulheres então conhecidas como profissionais do sexo, através de palestras de orientações à saúde, higiene e cuidados no uso de preservativos, além de alertas acerca da violência e no combate da exploração sexual infanto juvenil, bem como na realização de consultas e exames”, pontua a secretária executiva da Secretaria da Mulher, Roseane Farias.

A gestão da Usina está também voltada para as ações de promoção de políticas públicas que ofertem uma maior qualidade de vida para as cidadãs petrolinenses, visando à inclusão cada vez maior das profissionais do sexo nos serviços públicos, principalmente de saúde. “Essas profissionais apresentam características que as fazem necessitar de maior cuidado devido à exclusão social em que se encontram, como a baixa escolaridade, acrescida de pobreza financeira. Investir em ações educativas que alcancem a todos de maneira igualitária é uma responsabilidade do Governo Julio Lóssio. E essas atividades são passos de uma grande caminhada no combate ao preconceito e discriminação social e promoção à saúde das mulheres”, ressalta Marlize Mainardes, gestora da Usina de Projetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *