Home / Ação Social / ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL REFORÇA ATENDIMENTO HUMANIZADO AOS USUÁRIOS DO HDM, HRJ E UPAE

ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL REFORÇA ATENDIMENTO HUMANIZADO AOS USUÁRIOS DO HDM, HRJ E UPAE

unnamedA atuação dos assistentes sociais, juntamente com os demais colaboradores que trabalham nas unidades de saúde, vem exercendo um papel fundamental dentro das emergências dos Hospitais Dom Malan (HDM), Regional de Juazeiro (HRJ) e na Unidade de Pronto Atendimento e de Atenção Especializada de Petrolina (UPAE), todos geridos pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira.
O profissional desta área atua na produção, realização e avaliação de serviços, planejamentos e políticas sociais que visam à preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e justiça social.
No Hospital Dom Malan, em Petrolina, há uma equipe de especialistas que acompanham diariamente os usuários, visando esclarecer os seus direitos legais e tornar o ambiente hospitalar mais humanizado.
Na Emergência Obstétrica e Pediátrica da Unidade este profissional presta assistência aos pacientes, através de realização de visita, com objetivo de identificar as causas sociais que possam interferir no processo de recuperação dos mesmos, sejam elas de ordem econômicas, politico ou cultural, além disso, realizam palestras educativas esclarecendo a conduta da instituição para acolher o usuário e informar os seus direitos sociais.
No Hospital Regional de Juazeiro, a Assistente Social, Laís Purificação, destaca que o profissional tem também uma importante função no atendimento aos pacientes que estejam vivenciando situação de risco e vulnerabilidade pessoal e social. “Indivíduos em situação de exclusão social como, por exemplo, moradores de ruas, usuários de drogas, principalmente o álcool e vítimas de agressão passam por entrevistas e levantamento de dados com intuito de darmos melhor encaminhamento aos casos. Devemos destacar também a importância da parceria com a rede sócio-assistêncial do município como o Conselho Tutelar, Delegacia e Secretaria da Mulher, Secretaria de Ação Social e Promotoria Pública”.
Na UPAE Petrolina, o trabalho dos assistentes sociais é realizado diariamente, sobretudo quando os pacientes ou familiares precisam serem acolhidos e ouvidos. Desde a inauguração em julho de 2013, foram contabilizados quase 1.300 atendimentos com assistentes sociais. “Temos um papel fundamental dentro da Unidade quando se trata de entender o processo saúde-doença e a viabilização de direitos dos usuários e acompanhantes. São pessoas que precisam do acolhimento humanizado, além do espaço para se expressar, esclarecer dúvidas e conhecerem seus direitos”, complementa a supervisora da Assistência Social, Nazaré Cunha.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *