STR quer um aumento de 21% para 2012

O Seminário de Planejamento da 18ª Campanha Salarial começou na última quarta (16). A abertura aconteceu Rio Center Hotel e os debates, palestras e mesas de discussões nos dias 17 e 18, no Centro de Cultura João Gilberto.
Estavam presentes cerca de 200 dirigentes e delegados da base de nove STRs. Do Estado de Pernambuco marcaram presenças membros dos municípios de Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande, Belém do São Francisco e da Bahia dos municípios de Abaré, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Sento Sé.
De acordo com a diretora do Sindicato, Maria de Lourdes Deodato, a pauta de reivindicações da categoria foi construída durante o evento. O encontro previu a construção de um acordo coletivo em prol dos direitos e exigências dos trabalhadores que serão negociados em 2012 e 2013. Com base nos dados do Dieese, a categoria definiu por requerer um aumento percentual de 21%, em cima do atual piso salarial de R$ 560, e de que 15% para quem recebe acima do salário minimo. “Queremos um salário digno, melhores condições de trabalho, e respeito ao trabalhador”, cita argumentando que muitas empresas na região cometem o assédio moral.
Outros problemas citados pela categoria estão no contrato de safra, já que as empresas têm reduzido o período da contratação e, somente este ano, foi garantido o contrato mínimo por 30 dias; a ausência de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e os problemas de saúde do trabalhador, principalmente das mulheres, pois, segundo Maria de Lourdes, há um alto nível de aplicação de agrotóxicos.
As negociações com a classe patronal só devem acontecer na segunda quinzena de janeiro de 2012. A data-base da categoria é 1º de fevereiro.

 Por Mônia Ramos

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *