“A aliança do PV com o DEM já está consolidada na Bahia. O nosso partido decidiu abraçar este projeto inovador para a Bahia resgatar a dignidade de nosso povo”, abriu os trabalhos o presidente do diretório municipal do Partido Verde, Wank Medrado. Por sua vez, o ex-candidato a prefeito, Marcio Jandir (PV) exaltou a chapa de oposição. “Aqui está a verdadeira chapa que ama a Bahia. Que tem referencia em todo o Brasil e que marcha unida com o povo para outubro”.
O ex-deputado federal e secretário municipal de educação de Salvador, Jorge Khoury elogiou as presenças de lideranças que continuam próximas, e que se afastaram, da administração municipal Isaac Carvalho (PCdoB). “Eu fico feliz quando vejo aqui pessoa que estavam do outro lado e que agora estão aqui a exemplo do vereador Café e do líder comunitário David Lima”, além deles, estavam presente também os vereadores Alex Tanuri (PSDB), Neguinha da Santa Casa e José Carlos Medeiros, ambos do PV, Suzana Ramos (PTdoB), Amilton Ferreira (DEM) e Sargento Bastos (PTC).
Para Joacir Góes, o governo do PT é uma tragédia nacional. “Ele está destruindo a Eletrobras e a Petrobras. O que vemos é a destruição completa de órgãos importante de nosso país”, disparou. Por sua vez, o ex-deputado federal, Geddel Vieira Lima foi irônico com relação a quantidade de prefeitos que pretendem aderir ao grupo. “A campanha nem começou e já tem muitos prefeitos querendo vir para nosso lado. Depois da convenção vai ser caco de PT para todos os lados”, ele fez referencia aos problemas existentes em Juazeiro. “A Juazeiro que eu conheci em administrações anteriores, era uma cidade bem cuidada, hoje quando se entra nela é feia, fede, toda suja, cheia de buracos, isso significa muita falta de respeito para com seu povo”, disparou.
O pré-candidato Paulo foi demonstrou otimismo exaltando as pessoas a enfrentarem o atual governo.”Ontem foi em Vitória da Conquista, Jequié, Itapetinga e hoje em Juazeiro. Isso representa uma nova esperança para o povo baiano. Precisamos voltar a acreditar no nosso futuro, o que acontece hoje em nosso estado não podemos desanimar, pois isso está com com seus dias contados. Percorrendo o Estado, eu vejo o sentimento de mudança nas pessoas”.
‘PT, produto de validade vencida’
Souto aproveitou o momento para fazer criticar os adversários. “Na Bahia o PT é um produto de validade vencida (…) A aliança de todos em Juazeiro é a prova de descontentamento. Muitos ex-prefeito mostraram o seu amor por esta cidade; e teve aquele que foi nosso adversário por tanto tempo – que foi Joseph Bandeira -, mas tivemos o exemplo de como o PT trata aqueles que são seus aliados como fez com ele”.
Novos tempos
“Eu quero trilhar um caminho diferente como a Bahia sempre viveu (…) A Bahia é hoje o 8º na participação de seu produto interno bruto, enquanto que antes era o 4º, isso demonstra o desprezo desse governo para com nosso estado (…) ainda assim, o nosso sistema de segurança pública está falido, na saúde o caos é geral, exportando mais de 50% de paciente para outros estados vizinhos. Na área de educação a situação não é diferente, o quadro é alarmante. Em Juazeiro construímos o porto, mas o projeto da hidrovia que nós deixamos não saiu. Todos os projetos que fizemos eles destruíram, mas vamos retomar através de uma nova estrutura”, exaltou.
Sem ressentimento
A reportagem do AP questionou Paulo Souto sobre a possibilidade da existência de alguma magoa sobre alguns projetos iniciados em seu governo, a exemplo do Hospital Regional em Juazeiro, e que a administração Jaques Wagner inaugurou fazendo a propaganda como se fosse o ‘pai da criança’. “De maneira alguma. Aquilo que é bom para o povo eu me sinto satisfeito.”
