EBDA PARTICIPARÁ DO 26º SEMINÁRIO NACIONAL DE CEBOLA

unnamed (7)O cultivo da cultura de cebola na Bahia vem se destacando com uso do sistema de irrigação por gotejamento. Com uma produção de 150 mil toneladas por ano, o Estado é o terceiro maior produtor do país. O resultado desse trabalho, desenvolvido por pesquisadores e técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (Ebda), vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), será apresentado no 26º Seminário Nacional de Cebola (Senace), que acontece paralelamente ao 17º Seminário do Mercosul, entres os dias 13 a 15 de maio,  em Brasília.
O sistema de irrigação por gotejamento possibilita o uso racional da água e de fertilizantes. “Essa tecnologia permite que o agricultor produza cebolas hibridas, reduzindo pela metade a quantidade de adubo utilizado anteriormente com o sistema tradicional de plantio, aumentando significativamente a produtividade”, explica George Liborio, engenheiro agrônomo da Ebda, que estará participando do evento.
Liborio também vai apresentar o quadro quantitativo da oferta anual da produção de cebola para safra 2014, elaborado em conjunto com produtores das principais regiões do Estado: Vale do São Francisco e os municípios de Sento Sé, Casa Nova, Juazeiro, Sobradinho e a região de Irecê.
O evento promovido pela Associação Nacional dos Produtores de Cebola (Anace) vai abordar temas como o desenvolvimento da cadeia produtiva da cebola, tecnologias para melhorar a produção e comercialização, além de socializar experiências entre os países do Mercosul.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *