DIRETO DE SENHOR DO BONFIM

Espadeiro tradicional foi preso em operação conjunta do Exército e Polícia Civil

FALANDO 3

O tradicional fabricante de fogos e espadas de São João em Senhor do Bonfim, José Martins da Silva, conhecido popularmente por “Zé Cabide” filho do famoso espadeiro “Neném Fogueteiro”, foi preso em sua fábrica artesanal que fica às  margens rodoviaBA-131, no Bairro Santos Dumont.

Na abordagem que começou por volta das 9h30, desta terça-feira, 29, Policiais Civis e do Exército aprenderam uma grande quantidade de material para fabricação de fogos de artifícios. “Este depósito estava funcionando sem autorização nenhuma. Para o fabrico, confecção e armazenamento desse tipo de produto têm que ter autorização do Exercito Brasileiro,” disse o delegado Disney Gomes Ramos.

MATERIAL APREENDIDO

2.500kg de espada juninas, 150 kg de pólvora negra, 10 kg de pólvora branca, 13 metros de estopim hidráulico, 200 metros de estopim pirotécnico, 5 kg de enxofre, 5 kg de salitre, 227 bombão, 3 kg de limalha de alumínio e ferramentas usadas para confeccionar os fogos que seriam comercializados nas festividades juninas formam aprendidos e levados pelo Exército Brasileiro

A abordagem faz parte da operação “Dínamo II” que aconteceu simultaneamente em vários municípios do Brasil com objetivo de fiscalizar os explosivos e produtos correlatos e com isso evitar ou reduzir a possibilidade de que estes objetos utilizados por empresas registradas, ou de origem ilícita, sejam desviados e empregados contra pessoas e estruturas, permitindo o seu uso somente por pessoas legalmente habilitadas.

Durante as fiscalizações são verificados vários itens, abrangendo principalmente as atividades de fabricação, comércio, utilização e armazenamento, tais como: se o detentor do material está autorizado pelo Exército; se o material está bem acondicionado; se as quantidades existentes são as estabelecidas na autorização; se o tipo de material é o que está previsto na autorização; se o local possui os requisitos exigidos na área de segurança; se a documentação encontra-se em dia; se há previsão do encarregado de fogo ou blaster e se este está habilitado para o exercício da sua atividade; entre outros.

Além de José Martins ,um funcionário que trabalhava no momento da operação chamado Josevaldo de Jesus, também foi preso. José Martins, durante a sua prisão passou mal e teve que ser internado no Hospital Regional de Senhor do Bonfim  .

FALANDOTUDO.COM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *