Nesta terça-feira (29), o delegado da polícia federal, presidente da investigação da ‘Operação Midsummer’, Amaro Guimarães deu uma entrevista coletiva para a imprensa local, onde discorreu sobre ação da PF na prefeitura de Petrolina-PE na manhã de hoje. De acordo com as informações os agentes da polícia apreenderam mídias e documentos relacionados aos contratos do ‘São João do Vale’ de 2012 e 2013.
De acordo com o delegado, o inquérito foi instalado em junho do ano passado através de uma denúncia feita pelo Ministério de Turismo, que financiou parte do valor usado para a promoção do evento. “Parte das estruturas foram feitas com valores próprios e outra parte com verbas do Ministério”. Afirmou.
A PF investigou o evento desde os dias que antecederam o início das festas, e analisou as contratações, as estruturas montadas para os shows e o envolvimento das empresas com servidores públicos.
O delegado explicou que foram expedidos pela 17ª Vara da Justiça Federal em Petrolina, nove mandados de busca e apreensão, sendo um em Salgueiro, dois em Campo Formoso, cinco em Petrolina e um em Juazeiro, que inclui as buscas na Secretaria Municipal de Finanças da Prefeitura Municipal de Petrolina e na Coordenação Geral de Licitações, Contratos e Convênios.
Segundo Amaro Guimarães,as empresas investigadas são: Carcará ( em Juazeiro), Assessoria, Promoções e Eventos (Petrolina), JI Barros (Petrolina) e ME Produções Artísticas (Campo Formoso), as mesmas não tinham contrato de exclusividade para contratação de artistas e consequentemente adquirir os shows em nome da prefeitura de Petrolina.
O delegado ressaltou que os desvios eram feitos através da contratação irregular de empresas para locação e montagem das estruturas, através de licitações, superfaturamento de preços, montagem de estruturas fora das especificações do plano de trabalho e renovações irregulares de contratos.
De acordo com o delegado, só após o resultado da perícia que será feita em Salvador as devidas providências serão tomadas “Até o momento existem apenas suspeitos. Salientou.