EQUIPE DO CEREST FALA SOBRE SAÚDE DO TRABALHADOR NAS UNIDADES DO CASTELO BRANCO E DOM TOMAZ

unnamedNesta quinta-feira, 24, a equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Juazeiro – CEREST deu continuidade às capacitações sobre Saúde do Trabalhador com as Equipes de Saúde da Família (ESF) das Unidades Básicas (UBS) do Castelo Branco e do Dom Tomaz.

 Para a enfermeira Francineide Castelo Branco, o ciclo de debates é importante porque facilita os encaminhamentos aos outros serviços e a identificação das doenças ocupacionais. “Com as orientações vamos ter mais facilidades de lidar com o problema e atender com mais qualidade o usuário que procura a unidade, de forma que saibamos diferenciar o que é uma doença consequente de um ambiente de trabalho”, explicou.

 Já participaram das capacitações as ESF dos bairros Argemiro, João XXIII e Malhada da Areia. O próximo encontro está agendado para dia 08 de maio, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Alto da Aliança, das 14h às 17h.

 A coordenadora da unidade em Juazeiro, Maria Luiza Valverde Carneiro, explica que a ação tem o intuito de fortalecer a parceria do CEREST com a Atenção Básica. “É uma forma de sensibilizar os profissionais para o reconhecimento do adoecimento ligado ao ambiente de trabalho e ampliar a capacidade resolutiva nas visitas domiciliares e das consultas na própria unidade”, disse.

 Luiza Valverde acrescenta que é uma forma de fortalecer as ações de saúde do trabalhador dentro das unidades. “Também é uma maneira de informar as atribuições do CEREST e os direitos do trabalhador. A unidade ainda investiga os empregadores e orientam os mesmos para as melhorias da saúde dos funcionários”, enfatizou a coordenadora.

 As oficinas são ministradas pela equipe do CEREST: coordenadora Maria Luiza Valverde Carneiro, enfermeira Maria Goretti Casé e pela assistente social Regina Lúcia de Almeida Santos, e conta com a parceria da psicóloga residente Multiprofissional em Saúde da Família da UNIVASF, Sabrina Campos Dias Pedrosa.

 O objetivo do ciclo dos debates é oferecer suporte técnico aos profissionais dos postos de saúde para qualificação dos atendimentos diários aos usuários da rede SUS – relacionados ao reconhecimento dos Agravos e Doenças referentes ao Trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *