Estudantes de Petrolina participam da final estadual do Desafio Sebrae


O Desafio Sebrae 2011 teve dez finalistas. Entre eles, estava a equipe Calango do Sertão, de Petrolina, que marcou presença no evento de premiação estadual do Desafio. Animação e disposição era o que se observava no grupo. Segundo Leonardo Dantas, integrante do grupo Calango do Sertão, tudo começou para a equipe dele muito rápido. “A gente não sabia que existia esse jogo. Ficamos sabendo dois dias antes de acabar o prazo para as inscrições, porque foi quando colocaram dois cartazes de publicidade sobre o Desafio em nossa faculdade. Então, nos juntamos para nos inscrever e ver no que poderia resultar. No começo a gente não levou muito a sério, pensamos apenas em jogar como diversão e sem compromisso, mas acabamos nos envolvendo com o jogo. Tudo o que a gente fazia era pensando como poderíamos usar aquilo no jogo. Descobrimos as habilidades dos integrantes do grupo e isso facilitou bastante nos trabalhos universitários”, contou Leonardo.

Apareceram certas dificuldades durante a disputa, que foram contornadas pela equipe. Uma dessas dificuldades foi conseguir conciliar o jogo com as atividades da universidade em que eles estudam. “Era complicado porque algumas decisões do jogo tinham que ser dadas em uma determinada hora do dia, que às vezes acabavam chocando com a aula de algum professor. Tivemos que pedir ajuda do nosso professor, Erbs, para que ele nos ajudasse a explicar que eram importantes essas atividades também para o lado profissional das nossas vidas”, explicou Leonardo Dantas.

Erbs Cintra, professor do IF Sertão Pernambuco, já participou do Desafio Sebrae como estudante, em 2007, e esclareceu ao Instituto em que trabalha sobre a importância dos alunos nesse jogo. “O bom é que eu pude ajudar os meninos com os professores. Na minha época, os professores não queriam saber se eu tinha que faltar uma aula para responder uma prova do Desafio. Eram poucos os que compreendiam. Como tive essa experiência, pude ajudar, conversando com os professores sobre a importância desse jogo na vida dos universitários. Essa participação no mundo de oportunidades é uma formação para a vida. O Desafio dá uma visão prática de empreendedorismo. A percepção nas atividades impostas fez com que os estudantes se engajassem mais, tanto no jogo quanto na carreira acadêmica”, enfatizou.

Marcos Ezequiel, líder do grupo, falou sobre como o Desafio influenciou em pensamentos sobre a vida profissional. “Eu gostei muito dessa experiência, me interessei com essa área de empreendedorismo. Penso até em fazer um mestrado em administração, porque eu gostei dessa área. Estudo Tecnologia e Horticultura, no IF Sertão Pernambucano, e vi que essa área também pode ser trabalhada com empreendedorismo. Temos que saber cuidar do nosso negócio”, contou William.

Nessa edição do Desafio Sebrae, os integrantes do grupos têm que administrar uma fábrica de bicicletas. Na premiação estadual, ocorrida no dia 27 de outubro, no Recife, a vencedora foi a equipe DSZANDO, formada por estudantes de Jornalismo e de Direito da UFPE.

Anderson Lima
Brava Comunicação & Marketing

Atualizada às 14:15hs de 05.11.2012

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *