Home / Saúde / NO DIA MUNDIAL DA SAÚDE, AGENTES DE ENDEMIAS ORIENTAM MORADORES DO NOVO ENCONTRO SOBRE LEISHMANIOSE

NO DIA MUNDIAL DA SAÚDE, AGENTES DE ENDEMIAS ORIENTAM MORADORES DO NOVO ENCONTRO SOBRE LEISHMANIOSE

  Por Vânia Castro/Sesau

BlogQSP_DSC4184-400x400No dia Mundial da Saúde, comemorado nesta segunda (7), os agentes de endemias da Secretaria da Saúde de Juazeiro intensificaram as ações e percorreram as residências do bairro Novo Encontro para dar orientações aos moradores sobre leishmaniose, dentro do tema designado pelo Ministério da Saúde: “Pequenas Criaturas, Grandes Ameaças”.

 O objetivo do inquérito canino foi alertar a comunidade para prevenção da leishmaniose, que pode ser transmitida pelos cães (reservatórios domésticos do parasita), podendo ser passada para os seres humanos através das picadas dos principais vetores: mosquito-palha ou insetos Flebótomos.

BlogQSP_DSC4188-400x400Na visita à casa do técnico de serviços gerais, Sérgio Silva de Araújo, os agentes além de darem orientações sobre a limpeza de caixa d’água e cuidados com o lixo, realizaram o teste rápido na cadela para detecção da doença. “Se for positivo o agente de saúde vem colher o sangue do animal e realização da sorologia para confirmação concreta da doença. A limpeza e higiene doméstica são importantes. O acúmulo do lixo pode proliferar o mosquito-palha e aumentar casos de leishmaniose na cidade”, lembrou a agente de endemias, Maria de Fátima Monteiro.

 Sérgio Araújo elogiou a ação. “Muito importante a visita dos profissionais porque ficamos por dentro de tudo para garantir mais saúde e prevenir doenças. Para se ter mais qualidade de vida é necessário ter muitos cuidados”, disse.

Os principais sintomas da leishmaniose – também conhecida como calazar – em cães são: unhas grandes; queda de pêlo; feridas na orelha, dentre outros. O ser humano quando doente tem diarreia, fraqueza, anemia, febre, falta de apetite, perda de peso e inchaço no baço, fígado e gânglios linfáticos.

BlogQSP_DSC4192-400x400A agente de endemias explica que a ação é feita durante todo o ano, mas foram fortalecidas devido ao Dia Mundial da Saúde. “Sempre estamos batendo de porta em porta porque a saúde é prioridade. A leishmaniose é uma doença crônica e que pode levar a óbito se não tratada adequadamente. Quando identificada em cachorro, o mesmo deve ser sacrificado para reduzir os riscos de transmissão aos seres humanos.

 Maria de Fátima afirma ainda que se detectado nos humanos – através da realização do exame de sangue – 100% dos casos são tratados e curados. “Por isso é muito importante procurar os postos de saúde”, explicou.

 Saudações jornalísticas

 Assessoria de Imprensa

Prefeitura Municipal de Juazeiro

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *