Dia do Enólogo foi comemorado em Petrolina com relatos profissionais da área

Para comemorar o Dia do Enólogo, celebrado no dia 22 de outubro, uma turma de Enólogos, estudantes do curso de Enologia do Instituto Federal de Educação – IF Sertão, e representantes da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Eventos reuniram-se para debater sobre a influência da cultura, as práticas de consumo e a produção de vinho na região. Presentes, o Secretário Municipal de Turismo, Cultura e Eventos, Luís Cláudio Dias, a Superintendente de Turismo, Nadja Batista, os Enólogos e professores do Curso de Enologia do IF Sertão, Francisco Amorim e Ana Paula Barros, alunos do Curso, e o renomado Enólogo Vinícius Tumelero.

O Enólogo guarda um papel fundamental dentro da cadeia produtiva do vinho e, consequentemente, influencia a economia regional na sua conjuntura, como pontua o professor do Curso Superior em Viticultura e Enologia do IF Sertão, Francisco Amorim. “O Enólogo é responsável pelas decisões de produção do vinho, como por exemplo, a análise do solo, métodos de irrigação, escolha das mudas, da melhor técnica para plantar, para podar e também para colher”, enumerou. Segundo Amorim, após finalizada a fase da colheita das uvas, o Enólogo também define as técnicas de vinificação, os cortes (mistura de uvas), o tempo de amadurecimento, a hora de colocar o vinho no mercado e a melhor maneira de cuidar do vinho, até o seu consumo.

Como destaque no desenvolvimento da fruticultura irrigada, a região do Vale do São Francisco, vem se destacando como produtora de vinhos, isso se deve, principalmente, ao destaque na irrigação que possibilita aos produtores duas safras anuais contrariando as outras regiões que tem apenas uma safra por ano. Para a professora e uma das organizadoras do Evento, Ana Paula Barros, a boa produção de uva e vinhos finos na região do São Francisco contraria o mito das regiões produtoras em estarem em altas latitudes. “Produzimos pertinho do equador em latitudes baixas, entre os paralelos 8º e 9º, contrariando as principais regiões produtoras que estão situadas entre os paralelos 30º e 50º de latitude norte e 30º e 45º de latitude sul”, explicou.

A Superintendente de Turismo de Petrolina, Nadja Batista, lembra que o Enoturismo no Vale do São Francisco vem se consolidando como produto turístico e novos serviços estão sendo implementados como o “Vapor do Vinho” e a “Enogastronomia”, que a cada ano vem incrementando e fomentando novos investimentos para fortalecer o Roteiro Gastronômico. “Um exemplo é a realização de mais uma edição do “Festival Gastronômico Sabores do Vale”, que este ano ganha novas adesões e consultoria de 8 chefs de renome nacional”, adiantou.

“As videiras do Vale do São Francisco vieram mudar conceitos estabelecidos”, disse o Secretário de Turismo, Cultura e Eventos, Luís Cláudio Dias, que ressaltou o desejo da classe de colocar a data de 22 de outubro no Calendário Permanente de Turismo do município.  

(Iana Lima – Ascom Petrolina) 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *