5 ª Etapa do “Dia da cidadania” é realizada com sucesso na comunidade do C1 em Petrolina

Na última sexta-feira (21), a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), realizou mais uma etapa do Dia da “Cidadania”. A 5ª edição do evento aconteceu no Projeto C1 em Petrolina e teve por finalidade levar os direitos de cidadania e igualdade social às pessoas da comunidade.

Diversas ações cidadãs foram disponibilizadas às pessoas presentes, como 1ª e 2ª vias dos documentos: certidão de nascimento, óbito, identidade, carteira urbana para idosos; cortes de cabelo; cursos de processamento de geleia de manga e goiaba; atendimentos do PETI e do Projovem, cadastramentos do Programa Bolsa Família, assistência jurídica; cadastro para aquisição da carteira e ainda uma programação recreativa para crianças com jogos, brincadeiras e orientação para adolescentes.

O evento tem como fundamento levar às comunidades mais afastadas da sede de Petrolina os serviços necessários para o exercício da cidadania. Para a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Tereza Virgínia de Carvalho, o objetivo do evento é fazer com que os programas proporcionem a inclusão social de todos. “Temos que fazer com que todas as comunidades de Petrolina conheçam os programas de assistência e saibam sobre os seus direitos jurídicos e sociais. Através do “Dia da Cidadania”, a Sedest atende os moradores das comunidades distantes oferecendo diversos serviços”, afirmou.

Na comunidade, o evento contou com a participação de vários parceiros como o Centro de Referencia e Assistência Social de Petrolina – CRAS e Centro Comunitário dos Moradores do C1. No ensejo, o Presidente do Centro Comunitário, Renato Ferreira, parabenizou a Secretaria pela iniciativa com aquela comunidade. “Limpeza ao redor da vila, uso de máquinas agrícolas, água tratada, iluminação do campo de futebol de salão, médicos e dentistas frequentes nos postos de saúdes são ações da Prefeitura que contribuem para que a comunidade do C1 possa ter sua cidadania e dignidade resguardada”, declarou.

O Gerente do CRAS, Everaldo Rodrigues, alertou para a importância do evento no distrito, disse ainda que iniciativas como essas são fundamentais para assegurar serviços básicos às comunidades. “A Sedest tem desenvolvido um trabalho importante junto ao CRAS, a assistência básica à família e o pré-cadastramento dos possíveis beneficiados do Programa Bolsa família são serviços básicos nos distritos”, salientou.

O “Dia da Cidadania” já beneficiou cerca de 900 pessoas nas comunidades de Petrolina, Cristália, Nova Descoberta, Caititu, C1 e Rajada. A meta da Sedest é garantir assistência social a toda população de Petrolina.

A secretária Tereza Virgínia informou que a 6ª etapa do “Dia da Cidadania” acontecerá no distrito de Rajada, logo na primeira sexta-feira do mês de novembro, tendo como novidade a oferta maior dos serviços, buscando dessa forma, integrar o social e as necessidades básicas daquela comunidade.


(Aurílio Marcos – Ascom Petrolina/Foto)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *