Gestores e Coordenadoras dos CMEIs recebem formações sobre cuidados com doenças infecciosas na infância

Mais de 40 Gestores e Coordenadoras dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) participaram na manhã desta segunda-feira (24), no Sest/Senat, de uma palestra organizada pela Secretaria de Educação de Petrolina referente à saúde da criança, com o tema: “Habilidades de vida e Promoção à saúde”. 

O objetivo do encontro foi aproximar o contato dos profissionais de educação infantil com os serviços de saúde, além de manter abertos os canais de comunicação com as famílias para melhor atuarem em relação aos problemas de saúde que possam ocorrer com as crianças. 

O evento iniciou com a leitura de uma mensagem e logo após, escutaram a música “Por Amor” da Banda Catedral, ambas as atividades reflexivas para discutir o enfrentamento de obstáculos e a empatia nas relações interpessoais. Após estes momentos, houve a palestra ministrada pelo Coordenador do Centro de Orientação e Aconselhamento Sorológico (Coas), Anderson Andrade, que também é Coordenador de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids) no município.

Durante a palestra, o coordenador do Coas enfatizou algumas noções básicas de doenças como DST, hepatite, Aids, Sífilis, entre outras, com intuito que a equipe de educação infantil prepare-se para receber e cuidar desses casos na infância. “É bom ter muito cuidado para que não haja discriminação. Quando se observar algo diferente, o ideal é que a família seja comunicada para posteriormente encaminhar a situação para os órgãos competentes da Secretaria de Saúde”, frisou. Anderson também orientou sobre alguns aspectos que ajudam na identificação de algumas doenças. “Durante o banho, podem ser identificados corrimentos, feridas ou assaduras nos órgãos genitais. Há também alguns comportamentos que devem ser observados: crianças assustadas, sem querer aproximação na hora do banho ou algo do tipo. Essas manifestações levantam suspeitas que a criança esteja sendo molestada, por isso deve-se conversar com a família e auxiliar na comprovação e resolução do problema”, explicou Anderson Andrade.

“Chegou em boa hora essa formação, porque nós algumas vezes nos deparamos com alguns problemas de saúde nos CMEIs. Nosso objetivo nas unidades infantis é educar e cuidar, por isso, esses esclarecimentos são tão importantes. Além disso, a abordagem das doenças sexualmente transmissíveis nos faz refletir que elas podem também ocorrer na fase infantil e não apenas na vida adulta, como é mais comum”, comentou a gestora do CMEI do Núcleo II (Caic), Célia Regina de Souza.

Segundo a Técnica de Educação Infantil, Aurivânia Araújo, a realização da formação se deu pelo fato de repassar informação a equipe escolar dos Centros de Educação Infantil para que saibam cuidar e tomar providências em alguns casos de doenças existentes. “A criança que possui alguma doença como DST, por exemplo, merece carinho e respeito, como todas as demais crianças sadias. É importante ressaltar que o professor, o coordenador e até mesmo o gestor devem observar o comportamento da criança, sabendo que nós, enquanto educadores, também fazemos parte da rede de proteção da criança, assim como os conselhos tutelares e os centros de assistências à saúde”, ressaltou Aurivânia.

(Élida Maria – Ascom Petrolina)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *