ENDEMIAS DE JUAZEIRO PROMOVE ORIENTAÇÃO À POPULAÇÃO PARA PREVENÇÃO DA DENGUE

blogqspdengue6Neste sábado, 29, os agentes de endemias da Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) intensificarão o plantão da dengue no bairro Alto da Aliança, uma das localidades com índice de infestação de 4,7%, de acordo com dados do último Levantamento da Infestação Rápida do Aedes (LIRA) no município, considerado acima do preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de 1%.

“O trabalho dos agentes é rotineiro, por isso Juazeiro nunca mais viveu aquela epidemia histórica de 2008, em que foi registrado mais de três mil casos da doença. Desde outubro do ano passado que os profissionais reforçaram a ação, principalmente devido às chuvas de verão, fase em que focos do aedes aegypti podem se proliferar.

urante as visitas as residências os agentes fazem o tratamento químico e orientam os moradores, já que o sucesso desta luta depende da parceria do governo com a comunidade”, argumentou o Superintendente de Regulação, Humanização e Promoção à Saúde, Mário Machado.

De janeiro a este mês de março, os plantões de combate à dengue foram direcionados para várias localidades, dentre elas: Jardim Primavera, com índice de infestação de 1,7%, Jardim Vitória (0,0%), Santo Antônio (1,8%), Sol Levante (0,0%), Parque Residencial (1,4%), Vila Nova Fé (3,9%), pela segunda vez o Tabuleiro, com índice de infestação de 1,1%, Argemiro (8,1%), Mandacaru I (0,16%), Juremal (1%), e mais uma vez o bairro Alto da Aliança.

Os plantões ocorrem aos sábados e domingos, das 7h30 às 13h. Durante as visitas às residências, os profissionais além de dar dicas importantes, distribuem panfletos para manutenção da prevenção da doença no município.

“É necessário ficar atentos aos reservatórios com água parada, evitar jogar lixo em canais, enfim, cuidar para que o mosquito da dengue não se desenvolva na própria residência”, destacou o diretor de Vigilância à Saúde, Klynger Farias da Costa.

De janeiro a dezembro de 2013, foram notificados para a equipe de Vigilância Epidemiológica 216 casos, destes 104 foram confirmados com 1 caso com complicações. Até esta segunda-feira, 24 de março, foram notificados 71 casos e 18 confirmados.

Vânia Castro/Assessoria Sesau

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *