Inadimplência cresce pelo quarto mês consecutivo

A inadimplência do consumidor registrou alta de 8,21% em maio de 2011, na comparação com o quinto mês de 2010, segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Foi a quarta elevação seguida da taxa em 2011 frente os resultados do ano anterior, o que causa preocupação do comércio e reforça a cautela do varejo para os próximos movimentos da inadimplência, conforme avaliação do economista e presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Junior.

“O sinal que já estava amarelo ficou ainda mais preocupante, e não só o governo que tem que agir, mas também os empresários do varejo, não concedendo crédito além da capacidade do consumidor em honrar seus compromissos. É bom para o lojista, para o consumidor e para o Brasil, porque evita a formação de bolhas”, explica.

Nos cinco primeiros meses do ano, a inadimplência já acumula alta de 3,61%, após iniciar o ano em baixa de 10,09%, em razão sobretudo do ciclo de aperto monetário, com o aumento pela quarta vez consecutiva da taxa de juros básico pelo Comitê de Política Monetária (Copom), e as medidas de contenção de crédito adotadas ainda no fim de 2010 pelo Banco Central.

(Ascom CDL)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *