29 de Janeiro é conhecido nacionalmente como o Dia da Visibilidade Trans. Por isso o Centro Estadual de Combate à Homofobia, CECH, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, SEDSDH e Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, SEJUDH reuniu representantes de Movimentos Trans de Pernambuco, Rio de Janeiro, Bahia, Piauí e Aracaju para uma homenagem especial.
Um café da manhã e o descerramento de uma placa que simboliza o reconhecimento do estado pela luta da categoria no combate às violações. A ação pioneira foi realizada em parceria com a Articulação e Movimento para Travestis e Transexuais de Pernambuco – AMOTRANS/PE.
A placa em bronze traz os dizeres: “Homenagem do Governo do Estado de Pernambuco – em memória de todas as Travestis e Transexuais torturadas e mortas desde a década de 70 até os dias atuais.” E uma dedicatória às famílias, parentes e amigos das pessoas trans e à AMOTRANS/PE.
Esse reconhecimento, segundo o Secretário Executivo, Paulo Moraes, faz parte de um trabalho já iniciado pelo CECH, e que será fortalecido com a implantação, este ano, do Conselho Estadual da População LGBT, um espaço para a consolidação de políticas públicas, anunciado pelo Governador no final de 2013. Ainda segundo ele, em 2014 se comemora os 50 anos da ditadura militar, e esse resgate nos remete também ao preconceito e a homofobia, por isso é importante desconstruirmos essa práticas.
A Coordenadora do Movimento Nacional de Travestis e Transexuais, Jovana Baby Cardoso, elogiou a iniciativa do governo estadual e ressaltou “isso mostra que as políticas públicas em Pernambuco estão caminhando”. E lembra que agora se faz necessário a inserção dos trans no mercado de trabalho.
Para Rhemo Guedes, coordenador do Centro Estadual de Combate à Homofobia, a homenagem é para registrar o comprometimento com respeito a cidadania para a população LGBT.
A homenagem contou ainda com as presenças da Coordenadora Regional no Movimento Mães pela Igualdade, Eleonora Pereira; do Coordenador da Área de Cidadania do Ministério Público, Marco Aurélio da Silva; do assessor da Gerência de Livre Orientação Sexual, LOS, da Prefeitura do Recife, Felipe Medeiros; e da presidente da AMOTRANS/PE, Chopelli Pereira.
Centro Estadual de Combate à Homofobia CECH – A homenagem do Governo do Estado aos travestis e transexuais dá continuidade às ações do Centro Estadual de Combate à Homofobia, que, atualmente, trabalha no processo de mudança do nome civil dessas pessoas junto ao Poder Judiciário. As documentações podem ser entregues no próprio CECH, que funciona na sede da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, SEJUDH, na rua Benfica.
Assessoria de Imprensa e Comunicação