A Catedral Sagrado Coração de Jesus, está fechada desde o começo do mês, mas as obras da reforma só devem começar esta semana.
Nesse tempo está sendo feita a retirada das imagens sacras e outros objetos de dentro da igreja.
De acordo com a Diocese de Petrolina a reforma na parte interna será geral.
Piso, teto, paredes e instalações elétrica e hidráulica sofrerão intervenções. Os banheiros que ficam ao lado do altar darão lugar a uma capela. Uma sala de reuniões também deverá ser construída. O custo da obra está estimado em cerca de um milhão de reais.
Essa promete ser a maior reforma da catedral em 84 anos de construída. Por conta disso, a igreja ficará um ano fechada. Durante esse período fieis e turistas tem que se contentar em apreciar apenas a imagem externa do prédio histórico que é um dos maiores símbolos de Petrolina.
A arquitetura neogótica impressiona, uma construção toda montada em blocos de pedra que emolduram mais de 50 vitrais. É o legado de Dom Malan, o primeiro bispo de Petrolina que até hoje encanta moradores e visitantes. Segundo Bispo da Diocese de Petrolina, Dom Manoel Reis, a reforma era inadiável e o fechamento ao público, necessário, mas ele garante que tudo valerá a pena. “a nossa catedral é mais bonita da região e depois da reforma ficará ainda mais bela, disso não há duvida”, garantiu.
Por Rinaldo Lima
