CASA NOVA E O MOVIMENTO RELIGIOSO FANÁTICO “PAU DE COLHER” PARTE II

CONSELHEIRO SEVERINO E AGUERRA NO SERTÃO DE CASA NOVA
Pau de Colher era um pequeno povoado em Casa Nova. Ali, famílias oligárquicas disputavam votos e a relação de poder com o governo central, num confronto mortal que assolava, também, a população mais pobre.

Foi então que surgiu um pregador, o beato Severino Tavares, ou Conselheiro Severino. Ele dizia que o “fim do mundo” estava próximo, e que os camponeses iriam ver a terra tremer e gemer.

Essa ideia apocalíptica era a forma de ele retomar a fortalecer os costumes religiosos. O líder foi morto em 1937 e, logo depois de seu falecimento, surgiu o Conselheiro Quinzeiro.

Os camponeses passaram a viajar atrás de Quinzeiro e acampar à sua volta; o quartel-general do grupo se estabeleceu na casa de Senhorinho, em tal povoado. Foram mortos a cacetadas os que não respeitavam as regras.

Nessa tensão, muita gente queria deixar Pau de Colher ou radicalizava em sua missão apocalíptica-salvacionista. As autoridades estavam decididas a acabar com o reduto rebelde com medo que acontecesse um novo Canudos. Quinzeiro começava a falar em salvação através da morte.

Foi quando as tropas militares começaram a atacar, e tiveram o troco dos “caceteiros”, porque os camponeses portavam cacetes (bastão ou pedaço de madeira). O ataque deixou 400 mortos só no primeiro dia. Reza a lenda que Quinzeiro conseguiu escapar vestido de mulher.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *