MUNICÍPIO AUMENTA EM MAIS DE 100% O NÚMERO DE MÉDICOS EM JUAZEIRO

blogqspconsullta Em janeiro de 2009, quando o prefeito Isaac Carvalho assumiu o governo municipal, a realidade do quadro de médicos no município era bem inferior à situação dos dias atuais.

Neste período, apenas 87 médicos prestavam assistência na cidade pelo SUS. Em dezembro deste ano (2013), já são 233 novos médicos contratados, melhorando o acesso da população aos cuidados necessários à saúde.

Só para ter uma ideia da evolução, do inicio da administração em 2009 a 2010 o número de médicos subiu para 130; em 2011 a Secretaria de Saúde aumentou o número da categoria para 163, ano passado (2012) 181 médicos estavam a serviço da população e este ano, já são 233 profissionais, sendo 146 na Atenção Básica (Unidades Básicas de Saúde), 8 anestesistas, 1 médico do trabalho, 37 emergencistas, 4 ginecologistas, 1 infectologista, 2 neurologistas, 14 obstetras, 1 ortopedista, 15 pediatras, 3 psiquiatras e um médico veterinário.

Este aumento de mais de 100% alcançado durante este período se deve aos vários investimentos na área da saúde que o prefeito Isaac trouxe para a cidade na atenção primária e nas áreas especializada e de urgência, através de novas unidades abertas, contribuindo para ampliação dos serviços e, consequentemente, a contratação de mais médicos.

Em março de 2012, a Prefeitura realizou o concurso público para preenchimento de 626 vagas – destas 128 para médicos – e aderiu este ano aos Programas Mais Médicos e Mais Saúde, que pretendem otimizar e ampliar os serviços, melhorar o acesso aos atendimentos e qualificar a assistência.

Desde o dia 02 de setembro que Juazeiro abraçou o Programa Mais Médicos, beneficiando os postos de saúde dos bairros: Quidé, Alto do Cruzeiro, Dom José Rodrigues, Alagadiço e Itaberaba, este último recebeu no mês de novembro, os trabalhos da médica cubana, Magnólia Margarida Ferrer Dorbignit.

Com o Mais Saúde, várias medidas já estão sendo implantadas, levando mais cuidados médicos a toda população, como o atendimento noturno nas unidades do João Paulo II e Argemiro, que possuem atendimento até as 22h, iniciativa do Programa.

Mais médicos para toda a comunidade com a vinda de 22 profissionais residentes em Convênio com a Univasf, juntamente com a implantação do acolhimento em 11 Unidades Básicas de Saúde (dispositivo usado para ouvir a população).

 “Vamos continuar investindo para melhorar a saúde da população de Juazeiro. Isso faz parte das mudanças que precisam ser feitas para que a comunidade receba serviços mais dignos. Novas unidades foram abertas com melhor estrutura médica, conceitos de trabalhos modernos e de acordo com as exigências do Ministério da Saúde. Além de novos serviços e mais médicos para todos os usuários, sejam eles, idosos, portadores de doenças crônicas, crianças, gestantes, a comunidade também tem disponível mais conforto e atendimentos humanizados”, afirmou o secretário de saúde Cássio Garcia.

Vânia Castro/Assessoria Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *