OCUPAÇÃO SOCIAL NA ESCOLA SIMÃO DURANDO RECEBE MAIS DE 3 MIL PESSOAS

blogqsp.governoOs corredores da Escola Simão Durando ficaram apertados para atender as mais de 3.000 pessoas do São Gonçalo e do Rio Corrente durante a Ocupação Social realizada pelo programa Governo Presente, no último sábado (30).

Vários serviços foram ofertados a população como emissão de identidade, CPF, Carteira de Trabalho, mudança e adição de categoria na carteira de Habilitação, cadastro e triagem do Bolsa Família, além de orientação jurídica e cadastro social da Compesa.

A retirada da Habilitação Popular foi um dos serviços mais procurados pela população. Durante a Ocupação foram emitidas apenas 100 carteiras. O atendimento, especifico pelo DETRAN, é para trabalhadores com até 2 salários mínimos, desempregado há mais de um ano, pessoas que nunca trabalharam e têm renda até 3 salários mínimos e beneficiários do programa Bolsa Família.

O pintor Marcio Alves, 25 anos, não pode retirar o documento porque estava apenas há 3 meses desempregado. “Eu estou sem trabalho há pouco tempo, mas pensava que poderia pegar a carteira popular. Pelo menos agora já sei das informações corretas”. Emocionado ficou o pedreiro, Francisco de Holanda, 22 anos, que ao ouvir a chamada do carro de som no bairro sobre a Ocupaçao, preparou a documentação e “correu” tirar sua primeira habilitação. “Nem posso descrever minha emoção. Agora me sinto um cidadão”.

Além dos serviços de atendimento a população varias atividades culturais foram apresentadas durante a Ocupação que ocorreu das 8h às 12h: Coral Gospel, Grupo de Capoeira, Banda Marcial, grupos de danças e apresentação de obras literárias e artesanato.

“A escola sempre deve ser um espaço aberto para atendimento à população. Por isso estamos envolvidos totalmente nesta ação”, ressaltou o gestor da escola Simão Durando, Geraldo Soares. Para a coordenadora da Estação Governo Presente, Francis Teonília, as ações realizadas em área tem uma intervenção de impacto no primeiro momento, posteriormente o trabalho ocorre de forma sistemática junto à comunidade. “Depois do Fórum e da Ocupação Social estabelecemos uma agenda com a população, elencando as demandas que devem ser atendidas e dessa forma articulamos junto às secretarias ou órgãos competentes e fazemos os encaminhamentos”.

Entidades envolvidas

Para realização do Fórum e da Ocupação Social participaram diversas secretarias estadual, municipal e instituições como Sesi, Defensoria Publica, CREAS regional e municipal, Secretarias de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Defesa Social, Trabalho e Qualificação Profissional; de Educação; de Esporte e Lazer; Expresso Cidadão; DETRAN; CTA/COAS (Centro de Orientação e Apoio Sorológico); Compesa; CRAS municipal; SUS; Programa Pernambuco Conduz; Patronato; Polícia Militar/PROERD; Defensoria Publica e CELPE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *