ESTADO DE SERGIPE QUER CAMPUS DA UNIVASF NO BAIXO SÃO FRANCISCO

blogqsp.univasfO reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Julianeli Tolentino de Lima, recebeu na tarde de quinta-feira (14) uma comitiva formada pelo senador Eduardo Amorim, pelos deputados estaduais Angélica Guimarães – presidente da Assembleia Legislativa – e Capitão Samuel, e por prefeitos de três cidades do Estado de Sergipe, todos do Partido Social Cristão (PSC).

A comitiva apresentou o pleito para a implantação de um novo campus da instituição na região do Baixo São Francisco, formada por cerca de 25 municípios sergipanos e com uma população aproximada de 220 mil habitantes.

Durante a reunião, o senador Eduardo Amorim entregou um ofício ao reitor formalizando o pedido. “Ter um campus da Univasf no Baixo São Francisco é um sonho, uma esperança para o nosso Estado, que só tem uma universidade pública, a Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Nós queremos a Univasf, porque onde a universidade se instala é sucesso absoluto”, afirmou Amorim. Além dos deputados estaduais, o senador veio acompanhado dos prefeitos dos municípios de Propriá, José Américo; de Telha, Domingos dos Santos Neto; e de Ilha das Flores, Cristiano Beltrão

“Recebemos o pleito, que é legítimo, com muita satisfação, porque demonstra que o nosso esforço pela construção de um ensino superior de qualidade no Vale do São Francisco está sendo reconhecido pela sociedade”, disse Julianeli Tolentino. Ele observou que a criação de um novo campus envolve um longo processo, que inclui a consulta à comunidade acadêmica, por meio da submissão do pleito ao Conselho Universitário (Conuni) e da inclusão do projeto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da universidade. Somente após a aprovação do pleito pelos conselheiros no Conuni a proposta de criação do novo campus pode ser encaminhada ao Ministério da Educação (MEC), que autoriza seu funcionamento.

O reitor Julianeli Tolentino ressaltou ainda que é preciso consolidar a universidade e finalizar projetos em andamento como os Restaurantes Universitários (RUs), o Hospital Universitário (HU), a infraestrutura dos campi existentes e a implantação do campus Paulo Afonso, entre outros. “Temos grandes desafios para enfrentar nos próximos anos que sâo a consolidação dos cinco campi já existentes e a implantação do campus Paulo Afonso”, disse. Entretanto, ele informou à comitiva que o pleito de Sergipe será encaminhado para conhecimento do Conselho Universitário, já na próxima reunião.

A Univasf, que hoje possui cinco campi já implantados em diferentes cidades dos Estados de Pernambuco, Bahia e Piauí e tem mais um campus em fase de implantação na cidade baiana de Paulo Afonso, vem recebendo nos últimos meses diversos pedidos de ampliação. Cidades como Salgueiro e Petrolândia (PE), Picos (PI), Pirapora e São Francisco (MG) estão entre as que já pleitearam novos campi da Univasf. Na última quarta-feira (13), o site do Senado Federal noticiou que a cidade alagoana de Porto Real do Colégio (AL) também apresentou um pleito para sediar a instalação de um campus da Univasf. A cidade alagoana fica próxima a Propriá (SE), cujo prefeito esteve presente no encontro realizado quinta-feira no Gabinete da Reitoria.

Renata Freitas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *