SETOR DE MEIO AMBIENTE ORIENTA ALUNOS EM EXPEDIÇÃO PELO RIO SÃO FRANCISCO

blogqsp.alunosO setor de meio ambiente da Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública (SEMAOP) de Juazeiro, em apoio ao Projeto “Navegar é preciso, preservar é mais que preciso” realizado pelo Colégio Estadual Ruy Barbosa esteve quarta-feira (13) acompanhando a expedição de quatro turmas do 1º ano com concentração na Marinha e destino a Ilha do Fogo.

Com a missão de orientá-los, o técnico do setor de meio ambiente da Secretaria, Ademir Fernandes, auxiliou um grupo de cerca de 100 alunos mostrando os pontos de vegetação, locais de desmatamento, e fatores que degradam o Rio como lixo, esgoto e construções irregulares.

Na oportunidade, antes de saírem com a embarcação para realizarem o percurso, os presentes puderam receber informações sobre o Rio e o trabalho da Marinha através das instruções do Capitão Cláudio Luiz. Rebeca Muniz, aluna do Colégio Ruy Barbosa, se mostrou ansiosa no momento: “nunca naveguei e estou curiosa para saber sobre a história do Rio e como preservar”, disse.

A ansiedade de Rebeca também abrange o intuito do grupo, pois a atividade faz parte do programa de ensino médio inovador (PROEMI), onde inclui a realização de oficinas, dentre elas a de ‘mídia’, na qual as quatro turmas participam. A Professora Constância, responsável pela oficina, decidiu levá-los a esse passeio para que cada grupo produzisse um documentário, curta ou álbum de fotos como registro abordando os problemas do Rio e também sua beleza. “Nosso objetivo é utilizar o ‘barco’ como extensão da escola”, disse a professora. Pedro Henrique se mostrou atento as instruções: “quero saber qual imagem focar, pois fiquei com a parte da filmagem do curta, e para isso tenho que saber dos pontos importantes em relação ao Rio”, afirmou o aluno.

Além dessa atividade, o setor de meio ambiente também instruiu os alunos com palestras um dia antes da expedição para que já fossem até o local com olhar diferenciado.

Por Clarissa Moreira/SEMAOP

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *