PERNAMBUCO CRESCE, MAS DADOS SOCIAIS DECEPCIONAM

Por Murillo Camarotto | Do Recife

blogqspeconomiaApesar do crescimento econômico superior à média nacional e da popularidade do governador Eduardo Campos, o mais bem avaliado do país, Pernambuco não viu seus indicadores sociais também chegarem a uma posição de destaque. O Estado caiu no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e ficou estagnado em expectativa de vida.

Na educação, as escolas estaduais de Pernambuco têm apenas a 17ª nota nacional para os alunos do 1º ao 5º ano no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb. A posição subiu somente um degrau desde 2005, um ano antes de Campos ser eleito. Entre o 6º e o 9º anos, o Estado se saiu melhor. Passou de último no ranking nacional para 19º, atrás de vizinhos como Ceará, Piauí e Maranhão.

Pernambuco também segue entre os campeões nacionais do analfabetismo. O Estado era o 8º com mais analfabetos no país em 2010, uma posição acima da ocupada em 2006. Além disso, foi um dos que menos reduziu a taxa no período.

Já no controle da mortalidade infantil, Pernambuco teve comportamento acima da média. O Estado registrou a terceira maior taxa de redução entre 2006 e 2010, caindo da 6ª para a 16ª posição no ranking de óbitos para cada 100 mil nascidos vivos.

Fonte:Valor Economico

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *