HERTZ FÉLIX: NO TEATRO, CINEMA E RÁDIO UM BRILHO ETERNO

blogqsphertzfelix

*Pinguim

Continuando com a série homenagens aos personagens que fazem a história de Juazeiro em vida, focalizaremos hoje esta figura irrequieta, não para um só instante, sempre estudando, pesquisando, produzindo e dirigindo peças de teatro, cinema e rádio novela e às vezes contracenando com muita criatividade, irreverência e humor.

Hertz Félix nasceu na cidade de São Paulo, chegando à Juazeiro no ano de 1974, onde sentindo a necessidade de estudar, se matriculou no Colégio Edson Ribeiro, iniciando assim a carreira profissional que perdura por 26 anos. Neste período juntamente com outros jovens à época como Joel Aguiar, Márcia Leila, Edson Duarte (ex-deputado Federal) , Edilson Duarte, Wilson Duarte (radialista e humorista Brocoió ) criaram o inesquecível Grupo de Teatro Júbilo que emprestou o palco para grandes e marcantes apresentações culturais.

Ao todo foram mais de 50 peças teatrais contracenando com atores Juazeirenses famosos como Cláudio Damasceno, Paulo Ribeiro e Elder Ferrari estes se destacaram e foram os que mais se identificaram com o diretor Hertz Félix. Pós-graduado em cinema e formado em teatro, conforme DRT. Nº 6619 – SP profissional com diversos outros cursos na área. Atua no setor cultural há aproximadamente, 20 anos. Considerado um dos maiores atores baianos, gosta de aprender especialidades novas e estando sempre pronto a trabalhar.

Hértz tem vasta experiência na área cultural (atuação, direção, produção, criação) e em teatro e cinema, (ator, diretor, produção Teatral e Cinematográfica, operacionalização de Eventos Culturais e Artes Cênicas.

Pela sua maneira de dirigir e por sua inigualável encenação e interpretação de texto, é considerado um dos transformadores do moderno teatro juazeirense. Produziu e dirigiu os seguintes espetáculos teatrais sucesso de Público: O Bruxo Misterioso, O Diamante Negro, Triste Partida, Os Saltimbancos, O Consertador de Brinquedos, Antônio meu Santo, (nesta peça foi dado um passo radical em busca de uma forma inovadora, provocante e poética do espetáculo, cuja encenação foi aplaudidíssima pela crítica), As Muchachas de Copacabana, Auto de Natal- Segundo São Lucas, Vida Paixão e Morte de Jesus Cristo que ficou em cartaz cinco anos de 1994 a 2003, Velório à Brasileira, Ou dá ou Desce, A Gaiola das loucas, Josefina na esquina, O Pagador de Promessas, O Bem Amado, Fulaninha e D. Coisa e tantas outras.

NO CINEMA ATUOU E FOI CONTINUISTA NAS MAIS DIVERSAS PRODUÇÕES

Garotas da Boca – MQ Produções cinematográficas – SP, Calibre 12-MQ Produções Cinematográficas – SP, Toda Nudez será Castigada, Seara Prometida- HF- Produções Artísticas- Juazeiro-Ba, Perfídia – HF- Produções Artísticas- Juazeiro-Ba, Guerra de Canudos- Morena Filmes, Bravios do Sertão – PE, Volúpia- HF- Produções Cinematográficas- Juazeiro-Ba, Irmãos Quixaba – CIA de Ideias – Juazeiro-Ba, Açúcar Amargo – MS Produções Cinematográficas – Juazeiro-Ba e Tempo de areia.

ATOR EM TELENOVELAS

Meus Filhos, Minha Vida (SBT-SP), Jerônimo, ( SBT- SP ), Marcas da Paixão- (RECORD), Amores Roubados- REDE GLOBO – RJ)

DIREÇÃO E REDATOR NAS NOVELAS DE RÁDIO

Tempestades Humanas, Fonte dos inocentes, Lampião a Lei do Sertão, A terra de João Félix, Vidas Moldadas, Capitães do Asfalto, Jogo Marcado, Terra dos impossíveis, Caminhos Cruzados e ainda Prova de Amor e Safarrascada para a Rádio VALE AM de Juazeiro.

PRÊMIOS

Foi destaque nas artes cênicas em Petrolina-PE, Destaque do ano como melhor diretor de Teatro em Juazeiro, destaque como coordenador do projeto infantil “Tempo de Areia”-Juazeiro-Ba, destaque pela Rádio novela “Lampião a Lei do Sertão” – Petrolina-PE, destaque no setor nas comunicações pela novela “Prova do amor”- Juazeiro-Ba, destaque Teatrólogo em 1991-Juazeiro-Ba, destaque no Festival de Teatro Terra Nossa com a peça “Salitre, Sal, solo Encantado”-Juazeiro, destaque como carnavalesco do Grêmio Recreativo de Escola de Samba Imperatriz Juazeirense.

Segundo Hertz, em 1989 foi convidado e nomeado Chefe do Departamento de Cultura e coordenador da Secretaria do Gabinete até o ano de 1992 onde foram desenvolvidas muitas ações, não como deveriam ser, pelos parcos recursos disponibilizados, mas foram realizadas com sucesso a Via Sacra, o São João na Orla Nova, O Festival Edésio Santos da Canção e o musical Dança das Flores em homenagem ao aniversário da cidade. Por falta de compromisso e do interesse de superiores hierárquicos, não foram realizados o filme Açúcar Amargo e o mapeamento cultural que deveria ser editado em livro causando-lhe uma profunda decepção.

Hertz Félix ainda foi instrutor de Teatro no Colégio Dom Bosco de Petrolina-Pe, durante 11 anos passando seus conhecimentos a milhares de alunos sob a direção da Profª Terezinha Teixeira Coelho. Atualmente trabalha na Secretaria do CEEP NORTE BAIANO – Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Negócios do Norte Baiano. Já está em cartaz a Peça Teatral Greta Garbo quem diria, acabou na periferia, uma peça que promete desmistificar uma série de acontecimentos no cotidiano como: O conflito humano abordando a questão dos amores desencontrados, mal compreendidos, incluindo, temas polêmicos dos dias atuais como: pedofilia, drogas e prostituição infantil. O texto passa por três gêneros: “O melodrama”, o “drama comédia” e a “comédia drama”. A peça sob a direção de Hertz Félix, estará em cartaz nos dias 02 e 03 de Novembro tem como atores: Hertz Félix e Elder Ferrari e ainda os atores especialmente convidados Alzir Saadehr e Kássio Savanny, no centro de Cultura João Gilberto, sempre às 20h00.

Hertz Félix: O mais aplaudido, o mais assistido e jamais esquecido.

*Valterlino Pimentel (Pinguim)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *