Área para construção do IFBA em Juazeiro é apresentada a Reitora


Na manhã de ontem (24), o prefeito Isaac Carvalho, pode apresentar à reitora do IFBA, Aurina Oliveira Santana, a área sugerida para a construção do Campus, visto que este foi o compromisso assumido por todos os municípios com o governo federal para a instalação das unidades de educação profissional. 

A área de 5mil/m² esta localizada na BR-407, próximo ao Posto Fiscal e ao Residencial Morada do Salitre, do Programa Minha Casa Minha Vida. O terreno de acordo com a reitora é excelente para implantação do Instituto. “Eu acredito que atende sim. Não tenho o olhar técnico de um arquiteto, de um engenheiro, mas com certeza o terreno é plano, tem boa dimensão, esta próxima de varias comunidades e na saída da cidade, o que facilita a chegada de estudantes de outras localidades”, observou Aurina Oliveira.

Aurina Oliveira garantiu que a construção do Campus de Juazeiro já está no orçamento do Instituto para 2012, mas que a obra só terá inicio em fevereiro ou março, período em que a União esta liberando os recursos. “Por isso que estamos aqui já na escolha do terreno, pois após esse processo a prefeitura precisa de um tempo para providenciar a regularização da documentação, passando o imóvel pro instituto. Só ai poderemos fazer qualquer benfeitoria. É uma forma de acelerar que no inicio de 2012 tudo esteja pronto pra ser iniciada a obra”, esclareceu Aurina, destacando que o projeto pelo seu tamanho, levará um período de seis meses ou mais para conclusão.

O prefeito Isaac Carvalho mais uma vez ressaltou a importância da conquista. “Juazeiro esperou por mais de 20 anos por este Instituto, mas só agora conseguimos consolidar. Isso só fortalece a educação do nosso município”, disse o prefeito. 

Os investimentos para a construção do Campus em Juazeiro demandam recursos da ordem de aproximadamente R$ 12 milhões e a expectativa da reitoria é que cerca de 40 cursos, desde os técnicos, licenciaturas e tecnólogos possam ser implantados, e atendam no primeiro momento um número de 1.200 estudantes.

“Todos os cursos a serem implantados em Juazeiro serão discutidos abertamente com a sociedade, porque entendemos que é preciso conhecer os arranjos produtivos locais, as necessidades da região para oferecer mão de obra qualificada. A nossa proposta é dar a esses jovens e adultos a qualificação necessária para que a cidade possa crescer, possa atrair empresas, sobretudo porque o instituo não é apenas uma escola técnica e sim de ensino superior”, completou Aurina Oliveira.


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *