HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PARABENIZA A TODOS OS FISIOTERAPEUTAS PELO SEU DIA

Fisioterapeuta Luciano GondimDia 13 de outubro é comemorado o dia do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional e o Hospital de Ensino da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Dr. Antônio Washington de Barros – HU/ISGH, parabeniza a todos os profissionais da categoria pelo excelente trabalho prestado aos pacientes desta unidade.

A profissão do fisioterapeuta foi regulamentada, segundo o Decreto Lei 938. O dispositivo, que reconhece o profissional como nível superior, define como sua atividade específica a conservação da capacidade física de um paciente, tratando de doenças e lesões causadas por acidentes, má-formação genética ou vícios de postura, por meio da prevenção e reabilitação, alcançando, em muitos dos casos, a cura.

“O Hospital atua nas áreas de ortopedia e neurologia através de medidas preventivas e terapêuticas e também na manutenção do quadro clínico, mesmo após a reabilitação. O profissional fisioterapeuta se utiliza de métodos e técnicas que têm como finalidade restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente, de acordo com cada caso em específico”, explica o ortopedista da Unidade, Luciano Gondim.

De acordo com o presidente do ISGH, Carlos Alberto do Espírito Santo, cerca de 800 pacientes internos e ambulatoriais são atendidos mensalmente no Hospital Universitário. “Embora esses profissionais estejam sempre tratando pacientes já lesionados, a prevenção é a primeira de suas atribuições. Para isso, ele é o responsável pelo processo de conscientização do paciente quanto ao fato de adotar procedimentos adequados como, por exemplo, a educação postural, a ergonomia e a ginástica laboral”, destaca Espírito Santo parabenizando a todos os profissionais da área.

Trabalhando em parceria com médicos ortopedistas e terapeutas ocupacionais, o fisioterapeuta desenvolve a reintegração ou reabilitação das funções motoras. Geralmente o fisioterapeuta estimula o potencial neurológico do paciente que sofreu lesões na área neurológica ou perdeu algum dos membros. No caso de lesões cardíacas e respiratórias também atua junto ao paciente para a recuperação dessas funções.

Ascom HU/ ISGH

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *