Associação de caprinos e ovinos lança projeto audacioso

Pecuaristas do Vale do São Francisco estão investindo em genética para o melhoramento de ovinos e caprinos. Com o objetivo de estender para os pequenos criadores um rebanho com mais qualidade, a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Sertão do São Francisco (ACCOSSF), fundada em novembro do ano passado, e atualmente composta por cerca de 200 associados, entre eles, associações com quase 40 criadores, montou um projeto audacioso no nordeste do Brasil, especialmente no norte da Bahia, que viabilizará a ovinocaprinocultura.”Encaramos o desafio de tornar essa região a maior produtora de caprinos e ovinos do Brasil e no futuro bem próximo a maior produtora do mundo”, afirmou categoricamente o presidente da associação Dr. Juvêncio Coelho Lustosa.
A região tem cerca de dois milhões de caprinos e 1,5 milhão de ovinos, um total de quase 4 milhões de animais. Com um rebanho tão grande, a associação pretende montar a cadeia produtiva, disponibilizando produtores de genética, produtores de cordeiros e cabritos, responsáveis pelo processo de engorda do animal, e os abatedouros frigoríficos que comercializarão o produto nos mercados nacional e internacional.
Dr. Juvêncio denomina de “plano de inclusão social”. Ele argumenta que o superintendente do Banco do Brasil já assumiu o compromisso de abrir linha de crédito para os criadores da caprinovinocultura, assim como tem para a fruticultura e os hortigranjeiros. “Nossa intenção é integrar todos os pequenos e médios criadores fornecendo assistência para fazermos também o beneficiamento destes animais”. Ainda segundo o presidente da ACCOSSF o setor vai crescer tanto quanto a fruticultura e talvez até ultrapasse daqui a alguns anos. “Temos o apoio de bancos [BB e BN], do Governo do Estado, da Embrapa, Univasf, Escolas Técnicas, e da Secretaria Municipal de Agricultura”.
Para movimentar ainda mais a atuação da associação, serão realizadas feiras distritais nos municípios ribeirinhos dos Estados da Bahia e Pernambuco, promovendo exposições anuais. Curacá e Sobradinho já sediaram uma das feiras. No mês de novembro está prevista para acontecer em Juazeiro.

 

 


Por Mônia Ramos




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *