SERROTE DO URUBU RECEBEU OCUPAÇÃO SOCIAL DE IMPACTO

antendiCertidão de nascimento, carteira profissional, identidade e testes de sífilis. Estes foram alguns dos serviços realizados no último sábado, 31, pela manhã, na escola Alternância Proteja, comunidade do Serrote do Urubu, primeira área rural a receber a Ocupação Social de Impacto.

As ações de cidadania que atendem aos universos que necessitam de maior proteção e inserção socioprodutiva foram realizadas pelo programa Governo Presente em parceria com a prefeitura de Petrolina.

“Nunca pensei que eu pudesse tirar minha identidade tão fácil e rápido como fiz”, diz a jovem Maria Eduarda, 17, que apressadamente correu para retirar a carteira de trabalho em outra sala da escola. Para o senhor Welington dos Santos, 44, foi uma oportunidade única para realizar exame de glicemia e ao mesmo tempo fazer mudança de categoria na carteira de habilitação. “Moro distante do centro e ônibus por aqui é coisa rara. Um evento como esse ajuda a melhorar a nossa vida”.

Recepcionados pelas bandas marciais, Marechal Antonio Alves Filho e da escola Alternância Proteja, os moradores da comunidade puderam realizar vários serviços durante a Ocupação Social, entre eles avaliação física, atendimento jurídico, inscrição para carteira de Passe Livre para os idosos e cadastramento de Bolsa Família. Também houve orientação para primeiros socorros realizada pelo Corpo de Bombeiros e atendimento aos egressos do sistema penitenciário feito pelo Patronato

Para a diretora da escola, Vivian Durando, estas ações fortalecem o projeto pedagógico desenvolvido pela instituição. “É importante o poder publico estar presente em áreas distantes como o Serrote do Urubu. A nossa escola já faz a sua parte na formação do estudante não apenas como profissional, mas para que ele saia daqui como cidadão”.

A secretária executiva da secretaria de Articulação Social e Regional de Pernambuco, Luciana Azevedo, acompanhou de perto todas as ações que foram realizadas na escola e ressaltou a importância dos governos, municipal e estadual, na consolidação das ações. “É preciso unir forças entre os governos para assegurar políticas publicas que integrem a comunidade e promovam a inserção das pessoas na sociedade efetivando os seus direitos”.

Entidades envolvidas

Para Ocupação Social na comunidade Serrote do Urubu participaram diversas secretarias estadual, municipal e instituições como Sesi, Defensoria Publica, Corpo de Bombeiros, CREAS regional e municipal, CRAS, Secretaria municipal da Mulher, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Defesa Social, Trabalho e Qualificação Profissional, Expresso Cidadão, DETRAN, COAS (Centro de Orientação e Apoio Sorológico), Compesa, Secretaria de Esporte e Lazer estadual, Conselho Tutelar, Secretarias municipal e estadual de Cultura, da Saúde e da Educação. O evento contou ainda com apoio das Policias Militar e Civil do Estado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *