Acontece até amanhã a formação do Programa Brasil Alfabetizado

Teve início na manhã desta quarta-feira (03), a formação continuada intermediária realizada pela Secretaria Municipal de Educação de Petrolina (SMEP) para mais de 200 professores que trabalham no Programa Brasil Alfabetizado. O evento ocorreu no Sest/Senat e seguirá até a próxima sexta-feira (05), com orientações e formações nas áreas de Português, Matemática e avaliações educacionais, com o tema: “O Portfólio como possibilidade de avaliação na Educação de jovens e adultos”. O principal objetivo do Programa Brasil Alfabetizado é combater o analfabetismo no país, promovendo o acesso à educação como direito de todos, em qualquer momento da vida, universalizando a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa iniciou desde 28 de fevereiro de 2011 e finalizará em outubro, após oito meses de duração, com alunos de diversas idades, a partir dos 15 anos. Os professores foram divididos em cinco salas e cada grupo foi orientado por formadores da Secretaria de Educação. No último dia do evento (05), serão repassadas informações sobre a avaliação que será realizada no mês de outubro, quando finalizará o programa. De acordo com uma das participantes, a professora Maria Lúcia Oliveira, as capacitações realizadas pela Secretaria de Educação possibilitam que as aulas sejam inovadoras e contextualizadas com a realidade de cada discente. “As formações fortalecem o nosso conhecimento com dinâmicas, orientações de como sermos criativas na sala de aula e assim, alfabetizarmos de acordo com o perfil de nossos alunos”, declarou.
O Programa Brasil Alfabetizado funciona em Escolas Municipais, Associações e Igrejas com uma equipe com 233 alfabetizadores e 30 coordenadores de turmas, que trabalham com 80 turmas na sede e 155 na área rural do município, alfabetizando 3.286 alunos e oportunizando aos jovens e adultos a melhoria na qualidade de vida através da educação.
Segundo a Coordenadora do Programa Brasil Alfabetizado da Secretaria de Educação, Profª. Eulália Araújo, a formação oferecida aos alfabetizadores é muito importante porque capacita os docentes para se tornarem profissionais cada vez melhores. “Esse encontro que estamos realizando nesses três dias é um embasamento focado no melhoramento do professor em sala de aula, baseado em fundamentações teóricas que servirá como base para o professor no seu dia-a-dia”, afirmou.

ascom: Élida Maria

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *