Vitivinicultura, citricultura, enoturismo e caprinocultura são destaques no 3º dia da Fenagri 2011

“O diferencial do enoturismo no Vale do São Francisco é a oferta, de forma unificada, dos atrativos do rio São Francisco, produção de frutas e de vinhos, hospitalidade e cultura do povo nordestino, e, principalmente, a apresentação, ao Brasil e ao mundo, da exuberante e misteriosa Caatinga, bioma único em todo planeta.” Estas foram as palavras iniciais da coordenadora dos projetos de fruticultura, vitivinicultura e agroindústria do Sebrae Nacional, Léa Lagares, na tarde desta sexta-feira (29), durante a abertura do Seminário Regional da Vitivinicultura e Enoturismo. O Seminário, que movimentou o terceiro dia da Feira Nacional da Agricultura Irrigada – Fenagri 2011, na Univasf em Juazeiro-BA, apresentou a agenda estratégica da vitivinicultura, vinhos e derivados, elaborada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro do Vinho – Ibravin. Participaram ainda do encontro, Maria Amélia Duarte, que expôs um diagnóstico do enoturismo, destacando as principais regiões brasileiras e o coordenador da Fenagri 2011 e secretário de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Turismo de Juazeiro – BA, Carlos Neiva, que atualizou as informações e investimentos acerca da vitivinicultura e do enoturismo no Vale do São Francisco. O presidente do Ibravin, Carlos Piavani tirou dúvidas e esclareceu, em detalhes, o panorama nacional de desenvolvimento da cadeia produtiva de vinhos, sucos e espumantes. Ainda no terceiro dia, a Fenagri 2011 também abriu espaço para a exposição dos estudos sobre a viabilidade econômica da citricultura na região. O Seminário Desenvolvimento Sustentável da Citricultura na Vale do São Francisco, destacou a iniciativa da Embrapa que identificou novas culturas de alto valor agregado para ampliar o dinamismo do agronegócio. Segundo a pesquisadora da instituição, Débora Costa Bastos, a citricultura pode ser mais uma alternativa a ser somada às já consolidadas culturas de manga e uva, que possuem níveis internacionais de competitividade. Nesta sexta-feira (29) também foi realizada a palestra “Pastoreio Rotacionado com Cabras: A experiência do Capril Capritec, apresentada pelo caprinocultor, engenheiro agrônomo, doutor em zootecnia e professor universitário, Silvio Doria. Durante a palestra, Silvio Doria relatou para os estudantes, profissionais e produtores, a técnica de fácil implantação e baixo custo, que consegue manter os animais bem nutridos o ano todo, podendo ser implantada em qualquer propriedade.
Durante todo o 3º dia da feira, foram realizados também cinco minicursos, onde estudantes e profissionais participaram das capacitações com temas diferenciados como Processamento de Frutas; Cultivo de Hortaliças em Ambiente Protegido, Fertirrigação, Desenvolvimento da Logística no Agronegócio do Vale do São Francisco e Viabilidade Econômica da Produção de Ovinos em Pastagem Irrigada.
A Fenagri 2011 acontece até este sábado (30) no Complexo Multieventos da Univasf / Juazeiro-BA. Outras informações: www.fenagri2011.com ou pelo telefone: (74) 3061-4210.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *