A PRECARIEDADE DA SAÚDE BÁSICA EM JUAZEIRO [PARTE 2]

blogqsp.TABULEIRO INo dia 19 de julho, a vereadora Valdeci Alves (PV) visitou a Unidade de Saúde da Família do São Geraldo e a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Tabuleiro.

A USF do São Geraldo possui a infraestrutura mais precária que encontramos. A unidade possui rachaduras que vão do teto ao chão. Informaram-nos que um engenheiro visitou a unidade três vezes para avaliar os riscos, mas, até então, nada foi feito.

O cirurgião-dentista da USF está sem realizar procedimentos desde janeiro deste ano, quando o fotopolimerizador foi para o conserto. Além disso, está faltando material.

Claudine Alves Nunes, moradora do bairro Tabuleiro, estava na USF do São Geraldo para poder vacinar seu filho, Adenílson Alves Nunes, contra meningite. Segundo a residente do Tabuleiro, a UBS do seu bairro está sem vacinas há meses.

Ao chegar à UBS do Tabuleiro, às 10h da manhã do dia 19 de julho, tivemos uma surpresa: a unidade estava fechada. Pedimos informação aos moradores e disseram que toda a equipe do posto estava realizando uma reunião com a comunidade. Fomos até lá. Chegando ao local, fomos informados que por orientação da Secretaria de Saúde, todos os profissionais da unidade deveriam comparecer a reunião de participação social com os moradores do bairro, o objetivo era ouvir as reclamações, construir o novo cronograma, discutir sobre a marcação de consultas, entre outras coisas.

Assim como na unidade do bairro São Geraldo, a UBS do Tabuleiro tem um outdoor na entrada informando sobre a reforma do posto, no valor de R$ 50.250,00, e que também está atrasada: deveria ter começado desde o dia 09 de julho deste ano. De acordo com a enfermeira Gardênia Poliana Varjão da Silva, o atraso na obra é porque os Agentes Comunitários de Saúde estavam à procura de uma residência, localizada no bairro Tabuleiro, que tivesse estrutura para funcionar provisoriamente como posto de saúde, durante o período da reforma. De acordo com a enfermeira, os ACS já encontraram um local, e encaminharam a proposta para a Secretaria de Saúde para que façam a averiguação e avaliação para vê se há condições da unidade funcionar nesse local.

Durante a reunião, conversamos com a moradora, Maria das Dores da Silva, que estava com duas guias de solicitação: uma de consulta e outra de exame. A primeira, com data de 04/11/2009, solicita uma consulta com o neurologista. A consulta é para André de Melo Batista, filho da senhora Silva, que sofreu um acidente de moto em 2008 e sente constantes dores de cabeça que o impedem de estudar e trabalhar. A segunda guia é da própria Silva, uma solicitação de raio x da coluna, com data de 24/01/2013

Irislane Pacheco

FOTOS: Irislane Pacheco

ASCOM – Vereadora Valdeci Alves (PV)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *