CONFERÊNCIA TERRITORIAL EM JUAZEIRO DISCUTIU POLÍTICAS PARA A PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL

BLOGQSP.professor da UnivasfCom a participação do município de Sobradinho a 3ª Conferência Territorial de Promoção da Igualdade Racial em Juazeiro aconteceu na quinta-feira (18) e na sexta-feira (19), no auditório do Colégio Municipal Paulo VI.

Estiveram presentes as gestoras do Fórum Estadual da Sepromi/BA, Marli Carvalho e Neide Barbosa, remanescentes de quilombos, povos de terreiro, ativistas do movimento negro, estudantes e profissionais da área de assistência social.

Representando o prefeito Isaac Carvalho, o vice-prefeito Irmão Francisco participou ativamente dos dois dias da conferência. “Na condição de negro e de militante social vejo neste evento uma grande oportunidade para debatermos as questões ligadas às políticas públicas visando dar maior visibilidade aos grupos étnicos e religiosos que sofrem intolerância e preconceito.

Por isso estou aqui representando o prefeito Isaac e parabenizo Juazeiro por realizar mais essa importante conferência”.

O assessor de Gestão Intersetorial da Prefeitura de Juazeiro, Rossevelt Duarte, ressaltou a importância dos debates entre o poder público e a sociedade civil. “São os próprios representantes dos segmentos sociais que devem pautar as agendas governamentais, apontando quais os problemas enfrentados e os anseios de cada grupo, passando assim a ter uma participação mais ativa. Muitos avanços que tivemos na sociedade aconteceram a partir destes fóruns das conferências”.

Fátima Carvalho, gerente de Proteção Social Especial da Secretaria de Igualdade e Desenvolvimento Social, avaliou a conferência positivamente. “O debate e as discussões em conjunto com os participantes resultaram na elaboração de propostas com estratégias de enfrentamento ao racismo e defesa das minorias nos espaços de decisão. E agora, a partir desse documento, iremos lutar ainda mais pela garantia da participação e da sustentabilidade das políticas de igualdade”.

O professor Claudio Almeida ministra aulas de sociologia na Univasf e na condição de militante do movimento negro espera que as propostas definidas em Juazeiro possam provocar avanços. “Estou muito satisfeito com esse debate e as propostas que formulamos. Agora vamos levar a nossa contribuição para a conferência estadual através dos delegados que elegemos aqui em Juazeiro e posteriormente na nacional, para que enfim possamos avançar nas políticas públicas de promoção da igualdade racial.”

Por Luiz Hélio/Seiasc

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *