CAI MORTALIDADE INFANTIL EM JUAZEIRO

blogqspnsemente Foto  Farnésio Silva01 (3)De 2008 para 2012, a mortalidade infantil em Juazeiro reduziu – consideravelmente – de 22,9 para 15,2 (dados preliminares) em crianças com menos de 1 ano de idade, segundo dados da Diretoria de Promoção e Vigilância do município.

Durante esse período, a queda na mortalidade infantil no município ficou registrada em 33,6%.

Esse é mais um dado significativo que comprova o comprometimento do Governo Municipal com a saúde desde 2009 e os avanços nas ações e nos serviços, entre elas, a atenção pré-natal, ao parto e ao recém-nascido. Já a taxa de mortalidade neonatal precoce reduziu de 14,7 (2008) para 10 (2012).

Para o secretário da Saúde, Cássio Garcia, os indicadores destacam que além dos avanços na área da saúde, as condições de vida da comunidade também têm melhorado, com o aumento da escolaridade, acesso à água e saneamento.

“A redução da taxa da mortalidade infantil está positiva e reflete que a assistência pública municipal está avançando e se reestruturando. A gestão continuará promovendo mais saúde e ampliando o acesso da comunidade as vacinas, além dos atendimentos humanizados da atenção básica e a melhoria da qualidade do pré-natal”, ressaltou.

O gestor da pasta relembrou alguns avanços. “Os serviços da saúde estão melhorando e investimentos estão sendo feitos constantemente para procurar atender os usuários do SUS com qualidade e respeito. Já realizamos um Concurso Público, inauguramos a Maternidade Municipal, o Hospital da Criança, a UPA, cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS), sendo uma delas com atendimento 24 horas (UBS Maniçoba) e em breve serão construídas mais 15.”, frisou.

Segundo informações da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), as taxas de mortalidade infantil são classificadas como altas (50 por mil nascidos vivos ou mais), médias (20 – 49 por mil) ou baixas (menos de 20 por mil), de acordo com as exigências da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Confirmando o trabalho responsável realizado pela atual gestão na atenção à saúde materno-infantil e demonstrando os avanços das políticas públicas para melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes, Juazeiro conquistou ano passado (2012), os Selos Unicef e Prefeito Amigo da Criança (Abrinq).

Por Vânia Castro/SESAU

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *