Professores da rede municipal de ensino de Petrolina participam de formação em Educação Ambiental

 

 

Ontem (11), foi o primeiro dia do curso de formação de professores em educação ambiental que está sendo realizado no SEST/SENAT, através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Petrolina e a Fundação Alphaville. O treinamento tem duração de 40 horas e acontecerá até a próxima sexta-feira no intuito de preparar os professores das escolas municipais para realizar atividades ambientais na escola e na comunidade, tendo como ferramenta o primeiro viveiro de produção de mudas do município, que será instalado na Escola Municipal Governador Miguel Arraes, no bairro Henrique Leite.


A capacitação, ministrada pela educadora ambiental Kellem Freitas, conta com a participação de 35 participantes, técnicos da Secretaria de Educação do Município, professores e coordenadores pedagógicos das Escolas Municipais Governador Miguel Arraes, Professor Anésio Leão, Mãe Vitória e Professor Nicolau Boscardin. “Nós teremos uma semana de trabalho na qual desenvolveremos sete temáticas, entre elas biodiversidade, tratamento de resíduos sólidos e mudanças climáticas. Através desses temas iremos trabalhar a metodologia ação/participação e, em outro momento, quando tivermos a implantação do viveiro, teremos uma atividade mais prática com a produção de mudas”, explicou a educadora.


A iniciativa faz parte do Programa de Educação Ambiental “Petrolina Mais Verde”, que visa atender as condicionantes estabelecidas pela Agência Municipal de Meio Ambiente – AMMA para a concessão da licença ambiental do empreendimento Terras Alpha, instalado em Petrolina. Essa compensação ambiental prevê, além da capacitação dos professores e da implantação do viveiro de mudas, o oferecimento de cursos de qualificação profissional na área de construção civil para moradores do entorno do empreendimento.


“Nesse processo amadurecimento da gestão ambiental do município, a inclusão dos professores como multiplicadores de conhecimento é indispensável, pois precisamos levar as questões ambientais para a sala de aula. Através da parceria firmada com a Fundação Alphaville e da relação entre educação formal e matérias transversais, possibilitamos o surgimento de um ingrediente a mais para a formação das crianças e da comunidade”, ressaltou o Diretor-Presidente da AMMA, Geraldo Junior, salientando a importância da capacitação desses professores e da atuação da Agência, que diversifica cada vez mais as suas atividades.


De acordo com a Secretária de Educação, Célia Regina Carvalho, grande parte dos projetos ambientais realizados nas escolas tem um toque muito didático e foca a representação dos temas com o uso de maquetes e painéis. Segundo ela, a implantação do viveiro de mudas ultrapassa esse limite, pois aparece como uma possibilidade de transformação da escola e da comunidade “O Petrolina Mais Verde terá um impacto mais significativo na escola e no seu entorno. A atividade prática amplia a compreensão dos alunos, fomentando uma consciência ecológica e ambiental, que será replicada para promover uma mudança na comunidade”, destacou.



Ascom/PMP


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *