Vídeo Velho Samba da Ilha será lançado nesta segunda (27), no Sesc

 

Depois de um lançamento bem sucedido em Recife, onde contou com uma cobertura completa da imprensa e a presença de um grande público e de pessoas de destaque na cultura pernambucana, o vídeo documentário Velho Samba da Ilha será lançado nesta segunda-feira (27), às 19h na Galeria de Artes Ana das Carrancas – Sesc Petrolina.
O filme, um curta-metragem, conta a história de um grupo de sambistas – Samba de Véio da Ilha do Massangano, em Petrolina-PE, que mantém viva uma tradição secular a cada mês de janeiro: a Festa de Reis. O diretor do documentário, Chico Egídio mostra em 15 minutos de uma produção bem elaborada, um folguedo animado que, sai de casa em casa: muita música e dança em troca de bebida, o Reis é considerada uma das mais belas manifestações da cultura popular brasileira.
Chico Egídio, que também já realizou os curtas: “Eu tenho pra mim que tinha que ser assim” e “O nome das caras caretas”, diz que o feitio deste trabalho levou mais de cinco anos de andanças pela ilha. “Procuramos lançar um olhar mais atento para os detalhes da festa, como a própria expressão da alegria, a essência musical e coreográfica dos brincantes, além da perspectiva de continuidade pelos passos das crianças”, lembra o diretor.
Para o Coordenador do Festival Abril Pro Rock, Paulo André, o vídeo traduz também a ligação que existe entre os povos que fazem a cultura popular no país. “Agora eu percebi perfeitamente uma conexão que existe entre o Samba de Véio da Ilha do Massangano e o Samba Chulá do Recôncavo Baiano e acho que essa ligação é o Rio São Francisco.” Já a pesquisadora e Membro da Comissão Pernambucana de Folclore Elisabeth Moreira afirmou que a obra expõe com criatividade os contrastes do samba. “O filme de Chico registra de uma forma muito criativa, muito artística o que é o samba, os seus contrastes, a sua origem, aquela pujança que é isso que faz a força do samba, por isso que ele não morre!”.
Durante o lançamento em Petrolina, a Associação Raízes, realizadora do evento, também vai exibir um “teaser” do novo trabalho de Chico Egídio intitulado Almas Alimentadas, curta que retrata o ritual religioso das Alimentadeiras de Almas, característico da Semana Santa às margens do rio São Francisco. O público presente também poderá conferir a exposição fotográfica Ilha do Massangano – Retratos da Vida no Sertão do Velho Chico, com fotos de quartoze fotógrafos, resultado do Projeto Jornadas Fotográficas do Vale do São Francisco, que acontece mensalmente em Petrolina. A festa de lançamento do curta em Petrolina ainda será coroada pela apresentação marcante do grupo Samba de Véio. Agora é só cair no samba!




 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *