NOVA EDIÇÃO DO PROJETO CINEMA PELA VERDADE, ACONTECE NESTA SEGUNDA-FEIRA (17)

blogqspcinemaDa mesma forma que seu pai, sua mãe e seu tio, Juan leva uma vida clandestina. Fora do berço familiar ele é conhecido como Ernesto, e precisa manter as aparências pelo bem da família, que luta contra a ditadura militar que governa o país.

Tudo corre bem, até ele se apaixonar por Maria, uma colega de escola. Sonhando com voos mais altos ao seu lado, ele passa por cima das rígidas regras familiares para poder ficar mais tempo com ela.

Essa é a sinopse do filme Infância Clandestina, que será exibido nesta segunda-feira (17), no Auditório Jurandyr Oliveira, no Departamento de Educação (DEDC) do Campus I da UNEB, em Salvador, durante a segunda edição do projeto Cinema pela verdade, que aborda o período da Ditadura Militar no Brasil e suas consequências.

Durante o evento, gratuito e aberto ao público, serão promovidos debates com a participação dos professores da UNEB Maria do Socorro Carvalho e Joceval Bitencourt.

80 universidade participam do projeto

A ação acontece simultaneamente em mais de 80 universidades brasileiras. Além de Infância Clandestina, os filmes Eu me lembro, de Luiz Fernando Lobo, Marighella, de Isa Grinspum Ferraz, e No, de Pablo Larraín, também foram selecionados para o projeto e serão reproduzidos em outras instituições de ensino.

O Cinema pela Verdade é uma iniciativa realizada pelo Instituto Cultura em Movimento (Icem) em parceria com o Ministério da Justiça, contemplada pelo edital Marcas da Memória, da Comissão de Anistia que visa promoção de eventos e projetos com foco no período da ditadura civil-militar no Brasil.

As edições do projeto contam com a participação de pesquisadores, ex-presos políticos, integrantes de movimentos sociais, culturais e de direitos humanos, além da possibilidade da participação de diretores ou da equipe de produção dos filmes exibidos.

Mais informações no site www.uneb.br.

Serviço

O que: projeto Cinema pela Verdade

Quando: 17 de junho, às 9h

Onde: Auditório Jurandyr Oliveira, DEDC/Campus I, em Salvador

Henrique Soares

Jornalista – Núcleo de Jornalismo (Nujor)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *