Secretaria de Infraestrutura implantará equipe de fiscalização para manutenção da limpeza pública

Pensando em mais uma forma de conscientização e garantir que Petrolina atinja o objetivo de
cidade mais limpa do Brasil, a Secretaria Municipal de Infraestrutura conquistou mais uma grande ferramenta. Uma equipe motorizada está sendo capacitada para realizar a fiscalização diária nas ruas de quem joga lixo em locais inadequados.
O trabalho que reforçará a campanha de limpeza pública em todo o território de Petrolina, será iniciado já na próxima segunda-feira (27). A equipe estará habilitada para identificar os principais pontos onde é recorrente o depósito de lixo e, ao reconhecer os responsáveis pela ação, poderão aplicar notificação que será registrada junto à Secretaria de Ordem Pública, parceira no projeto que aplicará as multas necessárias.

“A nova ação é resultado de um trabalho constante e, principalmente, do esforço das nossas equipes e fiscais em manter a cidade limpa. Ao perceber que somente os pedidos não bastam, decidimos atuar mais incisivamente, identificando quem são os responsáveis por tais atitudes desrespeitosas com a comunidade e a cidade, para aplicar as medidas necessárias”, explicou o Secretario de Infraestrutura, Ricardo Rocha.

Realizado diariamente, o Programa Tudo Limpo, criado em fevereiro de 2010, já atendeu 75% da comunidade urbana e interior, no primeiro semestre deste ano. A meta é completar 100% do município nos próximos meses, com as ações ainda da Quarta nos Bairros e Terça-Feira Verde.

Quanto aos terrenos particulares não edificados, também alvos de despejo inadequado de lixo, de acordo com a Lei Municipal nº 907/98, os proprietários são obrigados a murar suas áreas. Em caso de descumprimento do disposto da Lei, o dono do terreno poderá ser notificado por meio da Secretaria de Ordem Pública, tendo um prazo de 30 dias para iniciar a construção do muro e até 60 dias para concluí-la. Caso o proprietário não respeite a decisão, há a possibilidade de aplicar auto de infração, com multa que pode chegar a mil reais. No caso específico de limpeza nesses terrenos, é também de responsabilidade do proprietário realizar o serviço.
Ascom Petrolina: Juciana Cavalcante

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *