Apesar do sucesso, Campanha contra pólio é prorrogada em Juazeiro

 
As crianças de Juazeiro foram recebidas nas Unidades de Saúde da Família (USF), tanto na sede como no interior, no último sábado (18), durante o Dia “D” da Campanha contra Pólio, em ritmo de São João. A abertura aconteceu na USF do bairro João Paulo II e com muita animação, música, brincadeiras e comidas típicas, uma média de sete mil crianças menores de 5 anos receberam as duas gotinhas contra a paralisia infantil no município neste sábado. Até o momento foram imunizadas contra poliomielite 10,3 mil crianças, uma cobertura de 55,6%.

 

 

A Campanha contra pólio seria encerrada nesta segunda-feira (20), mas a vacina continuará sendo disponibilizada até 22 de julho. A mobilização do Dia “D” também contou com o apoio da equipe do Rotary Juazeiro São Francisco, que juntamente com as Equipe de Saúde da Família chamaram atenção das mães, pais ou responsáveis para proteção da criança contra a paralisia infantil e a atualização da Carteira de Vacina.

 

O pai de João Henrique da Silva, o fiscal de uma das empresas de uva do Vale, Ronaldo Henrique da Silva, 32 anos, garante que seu filho nunca deixou de receber uma vacina. “Acho muito importante, pois a vacina previne doenças e com isso oferece uma saúde melhor”, falou.

 

Aconteceu ainda neste sábado, 18 de junho, o Dia “D” da Campanha de Seguimento contra o Sarampo, oferecida para crianças de 1 ano a menor de sete. Até o momento, 10,2 mil crianças (cobertura de 47%) receberam a vacina tríplice viral (contra sarampo, rubéola e cachumba).

 

A dona de casa, Maisa Cruz da Silva, 27 anos, levou sua filha de 1 ano pare ser protegida da pólio e do sarampo e adorou o acolhimento da equipe. “Fui muito bem recebida aqui no posto de saúde. Não tem como a gente não se animar, porque os profissionais dão assistência com muita alegria e entusiasmo. Nunca perdi uma campanha. A saúde dos meus filhos está em primeiro lugar”, afirmou.

 

O secretário de saúde, Ubiratan Pedrosa, não perdeu tempo e ajudou a ESF a vacinar as crianças, além de chamar atenção da comunidade para a importância da imunização. “É necessário que os pais levem seus filhos para os postos de saúde, mesmo que eles já tenham sido imunizados contra pólio, pois a vacina é indiscriminada. Não existem casos da doença em Juazeiro há 17 anos, mas o vírus ainda circula em países da Ásia e da África, por isso devemos estar atentos para que casos não voltem a acontecer na cidade”, comentou.

 

A dona de casa Marilene Lima, 29 anos, concordou com o secretário. “Nenhuma mãe deve vacilar e deixar de levar o filho. As vacinas contra pólio e sarampo são importantes e previnem as doenças, além de garantir uma saúde de qualidade”, falou.

 

Todas as USF vacinaram durante o Dia “D” e a Secretaria de Saúde ainda disponibilizou para a comunidade postos volantes no acesso as barquinhas e no supermercado G Barbosa. As Campanhas contra pólio e sarampo serão encerradas dia 22 de julho. “Vamos continuar vacinando. A meta da Secretaria é atingir 100% de cobertura e atualmente vacinamos muitas crianças, garantindo uma cobertura positiva, mas ainda não estamos no nível ideal”, concluiu o diretor de Promoção e Vigilância à Saúde, Mário Machado.

 

A meta orientada pelo Ministério da Saúde é vacinar 95% do público tanto contra paralisia infantil como contra sarampo. Juazeiro possui 18,7 mil crianças menores de 5 anos e na faixa etária de 1 ano a menor de 7 anos, o município tem atualmente 21,8 mil crianças.

 

 

  Ascom/PMJ

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *