Prefeitura de Petrolina e Caixa ajustam últimos detalhes do projeto de urbanização do Cacheado

 

Representantes da Prefeitura de Petrolina e da Caixa Econômica Federal se reuniram, nesta semana , para fazer os últimos ajustes no projeto que prevê a urbanização do bairro Cacheado. Estiveram presentes, a gestora da Usina de Projetos, Marlize Mainardes, o gestor de Obras, Germano Brandão, o Superintendente de Habitação, Edinaldo Lima, o advogado da Prefeitura, Eduardo Calu, a assistente Social Ana Célia Marinho, e os técnicos da Caixa, Hugo Cézar Tavares, Leonardo Menezes e Cláudio Vilas Boas.


Segundo o técnico do setor de normas e padrões de assistência técnica da Caixa, Leonardo Menezes, os participantes definiram uma lista de documentações relativas ao plano de infraestrutura da urbanização e ao processo de regularização fundiária do Cacheado, que serão encaminhadas para análise e aprovação da Caixa até o final de junho e visitaram o espaço que receberá as intervenções. Após essa liberação, a Prefeitura iniciará o processo licitatório e a construção.


Durante a reunião, também foi discutido o projeto técnico social que acompanhará as obras de urbanização. A equipe, formada por assistentes sociais, supervisionará atividades educacionais e de empreendedorismo com os moradores da localidade, além de mobilizar as famílias para a participação em reuniões e palestras, coordenar o seu assentamento e adaptação à nova moradia. “Trabalhamos não apenas com a parte física da obra, mas, sobretudo, com o aspecto humano, pois precisamos colaborar com o processo de transição dessas famílias e lidar com essas mudanças que sempre geram resistência”, ressaltou o técnico social da CAIXA, Hugo Cezar Tavares.


“Temos um cuidado especial com esse projeto, afinal, a partir dele um novo bairro será criado. As famílias que hoje vivem em situação de risco, vão realizar o sonho de morar em um espaço com infraestrutura e equipamentos de primeiro mundo”, relatou o prefeito Julio Lossio. A iniciativa conta com um investimento de 13,7 milhões, que serão aplicados na construção de 298 casas, três praças, posto de saúde, pavimentação de ruas, abastecimento de água, esgotamento sanitário e ligação de rede elétrica.


Além dos investimentos realizados no próprio bairro, os moradores do novo Cacheado ainda serão atendidos por empreendimentos instalados no seu entorno, como a Escola Modelo, que abrigará as crianças em tempo integral, o clube do bairro e a academia da saúde. A agricultora Maria Aurileide dos Santos, que mora em uma casa de taipa há seis anos, agradece a iniciativa do projeto antes mesmo do início das obras. “Só por saber que vão construir as nossas casinhas e o nosso sofrimento vai acabar, já é bom demais”, afirmou.

 

 

 

Ascom/PMP

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *