Secretarias Municipais de Petrolina participam de formação sobre o Projeto Escola no Campo

 

Na última terça-feira (15), a Secretaria Municipal de Educação participou de uma formação no Centro de Convenções, na sala Cid Carvalho, para acompanhar propostas pedagógicas e de qualificação do Projeto Escola no Campo. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Irrigação e a formação foi ministrada pela psicopedagoga e coordenadora da área de Direito à Educação da ONG Abrinq – Save The Children, Amélia Bampi, que discutiu e repassou informações às professoras e coordenadoras pedagógicas das Escolas Municipais que estiveram presentes.


O Projeto Escola no Campo foi criado pela Empresa Syngenta que trabalha no ramo de agronegócios e funciona em mais de 90 países na produtividade de cultivos e proteção ao meio ambiente, com o apoio da Empresa PlanteBem e em parceria com a ONG Abrinq – Save The Children e as Secretarias Municipais de Educação e Irrigação. O Projeto já atende 150 secretarias municipais e estaduais de todo o Brasil, beneficiando mais de 30 mil alunos e 2 mil professores.


Durante a formação, a Coordenadora da área de Direito à Educação da ONG Abrinq – Save The Children, Amélia Bampi, trabalhou com o principal objetivo do Projeto que é contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades do campo através da qualidade na educação, integrando ações nas áreas da saúde, segurança alimentar, agricultura e outras. Segundo Amélia Bampi, a qualidade da educação nas escolas rurais é um grande desafio, porque geralmente os professores têm pouca vivência na área rural, por isso, o projeto vem para suprir essa necessidade. “Durante formações como essa, qualificamos os professores para o trabalho com as crianças no relacionamento da sustentabilidade relacionado ao campo, questões ligadas ao solo, água, lixo, nascentes, entre outros, e procuramos conscientizá-los do cuidado ao meio ambiente de acordo com suas realidades”, explicou.


As professoras e coordenadoras que participaram da formação receberão em breve materiais para trabalhar em sala de aula com os alunos sobre as questões abordadas. Entre os materiais, destacam-se o manual do professor, jogos educativos, cartilha interativa que enfoca diversos conteúdos como: Estatuto da Criança e do Adolescente, Trabalho Infantil, abordagem sobre o meio rural com enfoca na agricultura, etc


Na Rede Municipal de Ensino de Petrolina, quatro escolas do Perímetro Irrigado Nilo Coelho participam do Projeto Escola no Campo, são elas: Ricardino Ferreira, localizada no Núcleo de Moradores 8 (NM 8); Manoel Alves Nogueira (N4); Espaço Criativo São José (NM11) e Bruna Nogueira (N7). De acordo com a Superintendente de Projetos da Secretaria de Irrigação, Lucineide Silva, a formação repassada aos professores é enriquecedora. “A capacitação do Projeto Escola no Campo vai proporcionar aos professores e coordenadores maior conhecimento através de uma metodologia adequada com cartilhas e neste segundo semestre eles colocarão em prática com os alunos e, por conseguinte, os pais desses alunos”, ressaltou.


Para a Diretora de Gestão de Rede da Secretaria de Educação, Gilmara Lacerda, o projeto fortalece a sugestão de trabalho das questões ambientais já existentes nas propostas curriculares da Secretaria de Educação. Segundo a Coordenadora Pedagógica, Marineide Pereira, a parceria entre as Secretarias Municipais no acompanhamento desse projeto é fundamental. “É muito importante saber que as secretarias preocupam-se com a realidade das escolas das áreas rurais, proporcionando formações e orientando todos nós a sistematizarmos o conteúdo na sala de aula, porque só quem ganha é o aluno”, enfatizou a coordenadora.


No final da formação, os representantes de cada escola presente elaboraram um plano de ação sugestivo para trabalhar em sala de aula, de acordo com a realidade de cada instituição escolar. Ao término da formação, foram entregues certificados e uma placa simbólica comprovando a participação da escola no evento.

 

 

 

Ascom/PMP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *