Pelo segundo ano, as eleições do Diretório Central de Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) serão disputadas por duas chapas. PRA EXISTIR (Chapa 1) e RENOVA UNIVASF (Chapa 2) pleiteiam os votos dos mais de 5 mil estudantes regularmente matriculados, que devem escolher nas próximas quinta (16) e sexta-feira (17), das 8 às 22h, a nova diretoria da entidade máxima de representatividade das lutas estudantis. Ao todo, 12 urnas serão disponibilizadas pelos campi da Univasf em Petrolina (PE), São Raimundo Nonato (PI), Juazeiro (BA) e Senhor do Bonfim (BA). “As reuniões do Conselho de Entidades de Base (CEB) fortalecem e dão legalidade a esta eleição, que representa um momento de suma importância para nossa universidade. Estou tranquilo em relação ao processo e farei de tudo pra que o mesmo ocorra da maneira mais transparente e imparcial que for possível”, ressalta Alex Silva, membro da Comissão eleitoral.
Cartazes, faixas, panfletos, fanzines e outros materiais de agitação e propaganda têm colorido os cinco campi da Univasf. Entre as propostas comuns às duas chapas, se destacam o aumento do acervo bibliográfico, a oferta de mais bolsas de pesquisa e extensão, além da mudança na forma de atuação do DCE, que deve priorizar as pautas de reivindicação dos estudantes.
Para que a eleição seja validada é necessário que uma das chapas obtenha mais de 50% dos votos válidos. A próxima gestão do DCE Univasf deve ser empossada no sábado (18), para conduzir a entidade por um ano.
Por Jean Brito