EQUIPE DE SAÚDE VISITA ALUNOS DA ESCOLA TEREZINHA FERREIRA DURANTE CAMPANHA DE HANSENÍASE

BLOGQSP.HANSENÍASE1Nesta quarta-feira, 22, a Equipe de Saúde da Família (ESF) do bairro Tabuleiro visitou a Escola Terezinha Ferreira como parte das atividades da Campanha de Hanseníase e Verminoses em Juazeiro.

A mobilização foi acompanhada pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), pelo coordenador do Programa Municipal da Hanseníase, Carlos Dornels Freire, pela enfermeira da 15º Dires e responsável pelo Programa Regional de Hanseníase, Geania Rocha e por uma das integrantes do grupo técnico de hanseníase da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado da Bahia (DIVEP), Fátima Correa.

Segundo Fátima Correa, a adesão aqui em Juazeiro está sendo muito positiva. “Todos os alunos retornaram com a ficha de Autoimagem preenchida e receberam bem o comprimido Albendazol 400mg. Estou percebendo uma ótima articulação entre as Secretarias da Saúde e Educação. O Estado almeja que a campanha tenha sucesso, principalmente nos oito municípios da macrorregião norte – em que Juazeiro também é um dos prioritários como área hiperendêmica – e por essa razão o Ministério da Saúde vem incentivando para eliminação da doença”, afirmou.

‘Hanseníase e Verminoses têm cura. É hora de prevenir e tratar’. Este é o lema da Campanha Municipal que vai até dia 07 de junho com a participação de todas as escolas da rede pública municipal. A ação envolve 31,2 mil escolares com idades entre 5 e 14 anos.

Um dos objetivos da mobilização é reduzir a carga parasitária em escolares inseridos no ensino fundamental e identificar casos suspeitos da doença através da utilização do formulário, referenciando à rede básica de saúde para confirmação diagnóstica e tratamento.

Para o secretário da Saúde, Cássio Garcia, a parceria com o Estado e a ação intersetorial na realização da campanha é muito importante para garantia de mais qualidade de vida. “Assim poderemos conquistar melhores resultados, mais saúde e um maior rendimento escolar das crianças. O diagnóstico precoce é importante, pois a hanseníase pode gerar incapacidades físicas permanentes e só assim poderemos acelerar o tratamento e a recuperação, aumentando as possibilidades de cura”, destacou.

Em Juazeiro, atualmente, 115 usuários estão sendo atendidos gratuitamente e realizando todo o tratamento necessário no município, inclusive com o recebimento da medicação.

Só este ano, a Secretaria da Saúde de Juazeiro, através do Programa Municipal de Hanseníase, diagnosticou a doença em 6 menores de 15 anos. Segundo dados do Programa, em 2012 foram diagnosticados 151 casos novos da doença, sendo 16 deles em menores de 15 anos, com idade entre 7 e 14 anos.

Este trabalho faz parte também de mais uma ação promovida pela Prefeitura de Juazeiro em que confirma os avanços das políticas públicas para melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. Essas ações fortalecem os trabalhos que contribuíram para conquista do município, ano passado, dos Selos Unicef e Prefeito Amigo da Criança (Abrinq).

Por Vânia Castro/SESAU

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *