Representando a Prefeitura de Juazeiro, o secretário de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Agnaldo Meira, participou nesta quarta-feira (8), no auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Juazeiro, do V Seminário para Desenvolvimento da Apicultura na Bahia (V Apis Expo Mel, Derivados e Equipamentos Apícolas). O evento que encerra hoje (9) tem como objetivo ampliar o número de apicultores da região, qualificando trabalhadores e integrando produtores, órgãos e instituições ligadas ao setor.
De acordo com a Superintendente Federal da Agricultura na Bahia, Maria Delian Gomes, o evento pretende qualificar os produtores através de palestras e minicursos. “Mais de 15 temas estão sendo abordados por palestrantes experts da área apícola, sem contar nos cursos oferecidos durante todo o evento. A nossa intenção é fazer com que a cadeia se qualifique cada vez mais, e os apicultores dessa região possam comercializar seu produto para o Brasil e até para outros países”, destacou.
Temas como: A preparação do mel para a comercialização; A integração da família cooperativista (Programa Coopergênero); Práticas na produção de própolis; Impactos das abelhas no equilíbrio da biodiversidade; Programa de Aquisição de Alimentos; dentre outros estão sendo debatidos no evento. Para Dion Braz, responsável pela palestra sobre comercialização, atualmente as empresas do ramo focam as cooperativas e associações para obtenção do produto, “devido ao compromisso que as mesmas têm em passar um produto de qualidade”, afirmou explicando a importância da forma correta de produção.
“Tem que ter cuidado desde a produção até o momento da estocagem. É preciso aprender a manusear o alimento com os equipamentos adequados, sempre mantendo a higienização do ambiente. A produção de mel na Bahia é muito boa, mas vamos tentar afinar essa técnica, para que todos os trabalhadores da área possam produzir mais e viver exclusivamente, dessa cultura”, afirmou Dion.
A V Apis Expo Mel é uma realização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e da Cooperativa de Apicultores de Campo Alegre de Lourdes; e é coordenado pela Superintendência Federal de Agricultura na Bahia (SFA/BA); Divisão de Politica, produção e Desenvolvimento Agropecuário (DPDAG) e SEBRAE. A Prefeitura de Juazeiro e mais 21 instituições e órgãos são parceiros do evento que acontece pela primeira vez na cidade e já reuniu mais de 700 pessoas, entre produtores de mel da agricultura familiar e profissionais do setor.
Para o secretário, Agnaldo Meira, o evento só tende a fortalecer a cadeia produtiva na região. “Hoje pudemos perceber o quanto essa atividade pode acrescentar para a economia da região e melhorar a vida dos produtores locais. Acredito que através dos cursos e palestra os produtores irão aperfeiçoar sua técnica de produção, constatando que quanto mais qualidade o alimento tiver ele será mais cobiçado e cotado no mercado consumidor”, observou.
Ascom/PMJ