A Prefeitura de Juazeiro, por meio do Juazeiro Sem Fome, celebra o balanço do primeiro ano de um programa que se firmou como política pública estratégica no enfrentamento à fome e na promoção da Segurança Alimentar e Nutricional, com ações responsáveis, integradas e comprometidas com o direito humano à alimentação adequada e saudável.
Desde sua implantação, o Juazeiro Sem Fome avançou na construção de uma rede de parcerias e iniciativas estruturantes. Um dos marcos foi o convênio com o Bahia Sem Fome, por meio da Bahia Gás, fortalecendo institucionalmente as ações no município. Na área da saúde, o programa atuou de forma intersetorial junto à Maternidade, estabelecendo parceria com o Banco de Alimentos para a destinação de doações, além da adesão ao protocolo de receitas e reaproveitamento de alimentos, incentivando práticas sustentáveis e saudáveis.
A unidade também passou a desenvolver educação permanente sobre direitos sociais, acesso à alimentação adequada e ações de apoio à saúde mental, integrando cuidado nutricional e social. O Juazeiro Sem Fome também fortaleceu o diálogo social e cultural, com conversas com povos de terreiros, respeitando saberes tradicionais e promovendo a construção coletiva das políticas públicas.
No campo institucional, houve o fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) e do COMSEA, além do avanço na institucionalização do 1º Plano Municipal de Segurança Alimentar, consolidando a segurança alimentar como política permanente em Juazeiro. Ao longo do ano, o programa também integrou ações intersetoriais de enfrentamento à violência, com a entrega de kits para mulheres em situação de vulnerabilidade, ampliando o cuidado para além da alimentação.
Para o presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA), Paulo Cesar de Jesus Santos, o fortalecimento dessa relação foi um dos principais avanços do ano. “O Conselho ganhou muito nesse ano com a presença do Programa Juazeiro Sem Fome, porque são duas pautas que andam juntas na questão da segurança alimentar e nutricional do município, tanto o programa como também as ações puxadas pelo Conselho”, destacou.
Outro importante avanço foi a articulação e inauguração da cozinha comunitária no bairro Quidé, em parceria com a INOVA, por meio de edital aprovado, além da previsão de inauguração de mais quatro cozinhas comunitárias, ampliando o acesso a refeições e fortalecendo o caráter comunitário da política. O município também realizou ainda a 1ª Audiência Pública sobre Segurança Alimentar e Nutricional, fortalecendo a participação social e o controle democrático.
O ainda programa ganhou destaque nacional com a apresentação do Juazeiro Sem Fome ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com a participação no Congresso Brasileiro de Agroecologia. Dentro da programação do congresso, foram realizadas ações como a entrega de cestas na horta comunitária do João Paulo II e a distribuição de marmitas, reafirmando o compromisso com o acesso imediato à alimentação.
O primeiro ano do Juazeiro Sem Fome reafirma o compromisso da Prefeitura de Juazeiro com a dignidade, a justiça social e a promoção de uma alimentação saudável, consolidando o programa como referência no enfrentamento à fome e na garantia de direitos.