Estudo da Univasf sobre déficits estruturais e impactos na saúde em Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) recebe menção honrosa em simpósio internacional

O trabalho “Déficits Estruturais e Agravos à Saúde: uma análise de correlação em Juazeiro (BA) e Petrolina (PE)”, de autoria do doutorando Chiarelli Leandro Ferreira Palhano e do professor Alexandre Redson da Silva, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias no Semiárido (PPGCVS) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), recebeu menção honrosa no I Simpósio Internacional Intra-Campus Saúde Única e Bem-Estar Único (SIISUBE). O evento foi promovido pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu (SP), entre os dias 28 e 30 de novembro.

A pesquisa é parte do trabalho de mestrado de Chiarelli Palhano e analisa, de forma integrada, os déficits estruturais urbanos e seus impactos na saúde das populações de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). O estudo foi orientado pelo professor Alexandre Redson, que também participou do Simpósio ministrando a palestra “Ações para Controle de Animais Errantes”.

O estudo aborda questões como saneamento básico, urbanização, moradia, mobilidade urbana e condições socioeconômicas, relacionando esses fatores a doenças e agravos que afetam diretamente o bem-estar das comunidades. Além disso, dialoga com os princípios da Saúde Única ao considerar os ambientes humano, animal e ambiental. O pesquisador investigou, também, a presença de cães e gatos em matilhas e colônias nos bairros estudados, além de observar outros animais que circulam pelas vias das duas cidades, reforçando o caráter multidimensional da pesquisa.

Os resultados apontam que, em Petrolina, os déficits estruturais são menos prevalentes, concentrando-se principalmente em bairros mais afastados. Já em Juazeiro, boa parte do território urbano apresenta problemas como ausência de calçadas padronizadas, falta de acessibilidade, saneamento ineficiente e acúmulo de resíduos.

Palhano reforça que o estudo oferece contribuições diretas para a gestão pública na busca por soluções para esses problemas. Ele elaborou um diagnóstico detalhado dos bairros de Juazeiro e Petrolina, incluindo um ranking dos principais déficits observados, ferramenta que pode apoiar tomadas de decisão. “Com planejamento adequado e reorganização urbana, essas questões são plenamente resolvíveis”, observa o doutorando.

Redson, orientador do trabalho, também destaca que o estudo oferece subsídios importantes para políticas públicas mais estratégicas e eficazes. “A pesquisa contribui para compreender um problema atual e complexo, alinhado aos princípios da Saúde Única. Ela apresenta uma abordagem metodológica multidisciplinar e uma capacidade interpretativa muito sólida, revelando como fatores estruturais se relacionam aos agravos à saúde”, destacou.

Para o professor, a menção honrosa evidencia a relevância científica e social da pesquisae  reafirma a qualidade da formação acadêmica no PPGCVS, que possui conceito 5 na avaliação da Capes. “O estudo se alinha diretamente às frentes de pesquisa desenvolvidas na Univasf, especialmente nas áreas de Saúde Única, epidemiologia, saúde pública, planejamento urbano e impactos socioambientais. Além disso, o trabalho reforça a missão da Universidade de gerar conhecimento científico que dialogue com as demandas do Vale do São Francisco e contribua para soluções práticas, sustentáveis e adaptadas ao contexto local. Trata-se de uma pesquisa que não apenas acrescenta valor acadêmico, mas também amplia o impacto social da instituição”, finaliza Redson.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *